sábado, 20 abril, 2024
spot_img

TRT-8 e Hemopa fazem o dia D para a doação de sangue

Uma bolsa de sangue pode ajudar até 4 pacientes. Venha doar!

Para aumentar o estoque de sangue e ajudar a quem precisar de transfusão sanguínea, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) farão, no dia 11 de maio, uma ação para coletar e incentivar a doação de sangue entre os magistrados, magistradas, servidores, estagiários, terceirizados e público externo.

A doação ocorrerá no 12ª andar do Fórum Trabalhista de Belém, na Escola Judicial (EJUD), das 8h às 15h. A ação tem o objetivo de conseguir no mínimo 100 doadores. Para participar e ser doador é importante realizar o pré-cadastro que leva só um minuto, clique aqui.

Segundo o Hemopa, uma bolsa de sangue pode ajudar até 4 pacientes. Durante o pico de alto contágio da Covid-19, o hemocentro sofreu com a baixa de doadores, por outro lado, a doença, junto com outras patologias que já eram atendidas, aumentou a demanda por transfusão e, com isso, a entidade está com dificuldade em manter o banco de sangue abastecido, por isso é importante incentivar a doação voluntária nas entidades governamentais. 

O enfermeiro da Coordenadoria de Saúde (CODSA), Cristian Fernando de Siqueira, um dos organizadores da parceria entre o TRT-8 e o Hemopa, convida a todos para uma reflexão, “O meu chamado é no intuito de apelar para a empatia dos senhores. No ciclo da vida, pensado em uma vida longa, não tenho dúvidas que no futuro nós, nossos familiares ou amigos precisarão de hemocomponentes para a manutenção da vida. Pensem quantos acidentes automobilístico acontecem todos os anos, cirurgias, doenças que causam anemias e entre outros. Hoje podemos ajudar, amanhã seremos ajudados. Meu chamado é para salvar. Então vamos doar, vamos salvar!”, pediu o enfermeiro.  

Hemopa tem a missão de garantir o atendimento e a demanda transfusional do Estado inteiro. Colabore com essa missão doando uma bolsa de sangue para quem luta pela vida.

Em alguns casos, a transfusão serve para evitar o risco de morte, como em situações de cirurgias de emergência. A assistente social do Hemopa, Vanessa Pimentel, 37 anos, fala que o trabalho principal é preservação da vida dos pacientes que precisam da transfusão de sangue. “O principal disso tudo é a preservação da vida, queremos sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Preservamos a vida, porque são pessoas que dependem de transfusão de sangue no tratamento de sua saúde”, explicou Vanessa.

Para doar sangue os voluntários precisam seguir os critérios básicos:

Ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);

Estar bem alimentado;

Pesar mais de 50 kg;

Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

É necessário ficar atento também para os sintomas gripais. Quem apresentou qualquer sintoma, deve esperar 15 dias após o fim dos sintomas, se tiver o teste de comprovação que não é Covid-19. Caso não tenha o teste de Covid, deve esperar 30 dias após os sintomas gripais.

Serviço

Data: 11 de maio 

Hora: Das 8h às 15h

Local: 12ª andar do prédio da Vara do Trabalho

Público-alvo: servidores, servidoras, magistrados, magistradas, terceirizados, estagiários e público externo.  

► Para doar é necessário realizar o pré-cadastro antecipadamente. Link para a inscrição: 

Foto/Crédito: ASCOM8

Fonte: https://www.trt8.jus.br/noticias/2022/trt-8-e-hemopa-fazem-o-dia-d-para-doacao-de-sangue

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?