terça-feira, 30 abril, 2024
spot_img

TRT-8 inaugura exposição sensorial e inédita sobre o Círio de Nazaré e o seu povo

Você já imaginou visitar uma exposição com fotografias da procissão do Círio de Nazaré e ouvir tudo que ecoa nas ruas de Belém no segundo domingo de outubro? Este é o objetivo da exposição sensorial de fotografias intitulada “Círio de Nazaré e seu povo” que está aberta para visitação no espaço cultural do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região.

A mostra está montada no espaço cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa do TRT-8 e reúne 12 painéis de grande formato e peças valiosas que integram o acervo da Diretoria da Festa de Nazaré.

Segundo a servidora do TRT-8, Daniela Chamma, que integra há mais de 20 anos a Diretoria da Festa de Nazaré, pela primeira vez o TRT-8 recebe uma exposição com acervo do Círio. “Nós trouxemos um acervo da Diretoria do Círio, como a corda do ano passado. Esse nicho, em formato de berlinda, era um dos nichos que a gente usava no evento, no altar da Basílica. Trouxemos também casinhas de miriti, a árvore de fitinhas do Círio e as flores naturais, os lírios. Tudo é o Círio, a gente já começa a viver o Círio e o calor humano que temos aqui”, detalha Daniela Chamma.

A Mostra conta com as fotografias da festa dos paraenses de autoria da fotógrafa Soraya Montanheiro. “A Soraya é uma fotógrafa paulista que há muitos anos trabalha como voluntária na época do Círio junto da Guarda de Nazaré. Ela faz fotos das procissões, viaja com a equipe da guarda para as visitas da imagem em outros Estados e no baixo Amazonas. Ela tem um acervo muito grande de fotos”, conta a servidora.

A exposição é um convite para os visitantes conhecerem sobre a maior festa religiosa do povo paraense. A servidora Lúcia Veiga ficou encantada na abertura da exposição, no último dia 20. “O que me deixou mais impressionada foram os registros, a forma, o detalhe. A fotógrafa foi bem detalhista em cada ponto que ela registrou. Aqui na exposição a gente se sente perto, como se nós estivéssemos lá, acompanhando pertinho de Nossa Senhora de Nazaré e não é só a questão da beleza, tudo toca no coração da gente, aí junta a emoção, a religiosidade, a nossa fé fica mais forte, a gente se aproxima de quem fica do lado da gente, estou muito feliz em estar aqui”, comemora Lúcia Veiga.

A exposição “Círio de Nazaré e seu povo” permanecerá aberta para visitação até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, no Espaço cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, no prédio sede do TRT-8, localizado na rua Dom Pedro I, nº749, bairro do Umarizal.

Confira aqui as fotos.

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente interno que traz a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e uma mulher branca admirando a imagem. Fim da descrição.

*Foto: ASCOM8

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?