Escuta transformativa, um olhar diferente pelo outro, comunicação não violenta foram temas que permearam o primeiro dia da IX Semana da Magistratura do TRT da 8ª Região, que iniciou nesta terça-feira, 16, e reuniu virtualmente mais de 100 participantes, entre magistrados e servidores do Regional.

A Presidente do TRT8, desembargadora Graziela Leite Colares, participou da cerimônia oficial de abertura do evento e destacou a importância de todos os desembargadores, juízes e servidores caminharem de mãos dadas neste momento de retorno ao trabalho presencial. “Que possamos lidar de maneira mais efetiva com as adversidades colocadas diariamente. Neste ano que a Justiça do Trabalho comemora 80 anos de fundação, que possamos ter um olhar atento ao nosso Planejamento Estratégico. Parabenizo toda a equipe da EJUD8. Hoje somos um corpo único que devemos trabalhar em conjunto para termos uma excelente semana”, pontuou a presidente.

Até a próxima sexta-feira, dia 19, todos os magistrados que atuam no TRT8 participam do evento. “Que seja uma semana de grande proveito para a magistratura e para o magistrado como pessoa humana. É uma semana diferente, pois perdemos o calor humano, que nos faz falta com o distanciamento, mas a EJUD8 quer atender o anseio de todos”, explica o diretor da EJUD, desembargador Walter Roberto Paro.

Programação “A escuta transformativa: a arte e a técnica da escuta empática”, teve como facilitador o psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Christian Dunker, que destacou a questão da escuta como terapêutica disponível para qualquer pessoa; escuta empática que é sair de si e se colocar no lugar do outro. “Escuta empática é dividir com o outro as incertezas, misérias, vulnerabilidade, os fantasmas que habitam o outro”, explica.

Christian Dunker recebeu dois prêmios Jabuti em Psicologia e Psicanálise e publicou “Estrutura e Constituição da Clinica Psicanalítica” (Annablume, 2011), “Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma” (Boitempo, 2015), “Por quê Lacan? (Zagodoni, 2016), “A Psicose na Criança” (Zagodoni, 2014) e “O Cálculo Neurótico do Gozo” (Escuta, 2002), “Reinvenção da Intimidade” (Ubu, 2017) e o Palhaço e o Psicanalista (Planeta, 2018). Quem quiser conhecer mais o trabalho dele pode acessar o seu canal no youtube, “Falando Nisso”.

O juiz do Trabalho da 16ª Vara do Trabalho de Belém, Fernando de Jesus de Castro Lobato Junior, parabenizou a palestra. “Excelente tema e muito instigante as colocações. Uma visão e conceito sobre escuta empática que ainda não tinha refletido”.

A Comunicação Não Violenta é tema de um dos grupos de estudos realizados pela Escola Judicial. Na continuidade do evento, a juíza do Trabalho Roberta de Oliveira Santos, que coordena o grupo de estudos sobre o tema, deu as boas vindas à advogada, psicanalista, escritora e especialista em inteligência emocional, educadora parental, Elisama Santos, que abordou o tema.

Durante sua apresentação, Elisama Santos, destacou que melhorar a comunicação e escutar resolve melhor os conflitos. “A escuta não é concordar, é ouvir. Devemos pensar mais na solução e não nos problemas. Quando estamos descontentes, nós atrapalhamos sim. Devemos ter compromisso de cuidar do coletivo”, observou a facilitadora.

A vice-diretora da EJUD8, Maria de Nazaré Medeiros Rocha, parabenizou a programação que trouxe excelentes reflexões. “As possibilidades práticas a título de exemplo trazidas pela professora Elisama são de extrema importância para nosso dia a dia, especialmente o ensinamento sobre a comunicação dos limites, estar aberta para ouvir o limite do outro e lidar com as nossas próprias frustrações”.

No horário da tarde, aproximadamente 90 magistrados formavam o número de participantes foram divididos entre os grupos de estudos. Segundo a vice -diretora da EJUD8, os grupos irão tratar sobre teletrabalho e trabalho remoto no judiciário; diálogos empáticos dentro e fora da instituição; juízo 100% digital; questões de gênero no sistema judiciário de justiça e remuneração e aposentadoria dos magistrados. “A partir da discussão dentro de cada grupo de trabalho serão elaboradas as propostas de enunciados a serem levados a uma plenária geral e analisados por todos. Com a aprovação das propostas, os enunciados poderão servir de norte e orientação para as decisões de todos os juízes e magistrados no seu trabalho diário”, finaliza.

Confira as fotos do evento aqui.

Serviço: IX Semana Institucional da Magistratura do TRT8

Período: até sexta-feira, 19 de novembro

Formato: Telepresencial

Realização: EJUD8, Ecaiss e Presidência

Foto/Crédito: ASCOM8

Fonte: https://www.trt8.jus.br/noticias/2021/trt8-abre-semana-institucional-abordando-valores-humanos