segunda-feira, 6 dezembro, 2021
spot_img

TRT8 lança Campanha de arrecadação de equipamentos tecnológicos

A ação será voltada para inclusão digital de estudantes de escolas públicas, e marca as ações.

Com a parceria do Ministério Público do Trabalho e da Escola Salesiana do Trabalho, a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, do TRT8, lança, nesta sexta-feira, 11, às 15h, a campanha “Têm Criança precisando de Nós – parte 2”, com um novo objetivo: arrecadar equipamentos de uso tecnológico, como computadores novos ou usados; tablets; celulares, que serão doados para os alunos de escola pública.

A nova realidade imposta pela pandemia da Covid 19 trouxe impactos para toda a sociedade, na escola, no trabalho, na família. As crianças e jovens tiveram que se adaptar com as aulas online porém, infelizmente, a realidade dos alunos carentes é outra, muitos não possuem acesso à internet e nem equipamentos para acompanhar as aulas online, novo formato de ensino em tempos de isolamento social. O lançamento oficial da campanha, que ocorrerá de forma virtual, pela plataforma Google meet, marca as ações realizadas em razão do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho.

A juíza do trabalho Vanilza Malcher, que coordena, em conjunto com a desembargadora Zuíla Dutra, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem afirma que é preciso unir forças, neste momento grave de crise, “as famílias de baixa renda são as mais afetadas, submetendo-se à miséria, a pobreza e a fome e cada vez mais explora a mão de obra de suas crianças. A OIT (Organização Internacional do Trabalho) em seu relatório sobre o Trabalho infantil: estimativas globais para 2020, informa que pela primeira vez, em 20 anos, o progresso para acabar com o trabalho infantil encontra-se estagnado, revertendo a tendência de queda, que vínhamos tendo desde de 2000”, explica.

Dados – O ano de 2021 é considerado o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2019), divulgados no ano passado, o Brasil tem atualmente cerca, de 1,8 milhão de crianças e adolescentes, faixa etária de 05 a 17 anos, em situação de trabalho infantil. Desses, 706 mil (45,09%) estavam em ocupações consideradas as piores formas de trabalho infantil.

Outro dado é sobre o aumento do trabalho infantil durante a pandemia da covid 19, Um pesquisa realizada na cidade de São Paulo pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no período de abril a julho de 2020, aponta um aumento significativo do trabalho infantil. No conjunto dos domicílios em que mora pelo menos uma criança ou adolescente, a incidência do trabalho infantil era de 17,5 por 1.000 e passou para 21,2 por 1000 depois da pandemia, o que representa um aumento de 21%.

Arrecadação – As doações podem ser feitas diretamente na Escola Salesiana do Trabalho, localizada na avenida Pedro Miranda, nº 2403, bairro da Pedreira, de 11 de junho a 11 de julho de 2021. Podem ser doados equipamentos novos e usados como: computadores, tablets, celulares.

Quem desejar fazer doações via PIX, pode direcionar para a Escola Salesiana do Trabalho, por meio do CNPJ da instituição:04.373.163/0050-59

*Com informações do Tribunal Superior do Trabalho.

Latest Posts

spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.