sexta-feira, 26 abril, 2024
spot_img

TRT8 promove Semana de Formação de Mediadores e Conciliadores

A capacitação conta com a participação de servidores de diversas áreas do Regional

Os servidores do TRT8 participam até o próximo dia 20, quinta-feira, da 6ª Semana de Formação de Mediadores e Conciliadores do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região. Iniciado no dia 12, a formação ocorre em formato híbrido, na plataforma google Meet, contando com a participação presencial dos servidores que integram o Cejusc Belém.

O juiz do Trabalho e coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de Belém, Avertano Klautau, conta que a programação é o período mais importante do ano para o Cejusc, por ser um momento de capacitação dos mediadores, que são os pilares da política de tratamento adequado de disputas, criada pela Resolução n° 174/2016. Um dos objetivos da programação realizada é explorar novos eixos temáticos introduzidos pela Resolução CSTJ n° 288/21. Para isso são abordados temas atuais de direito, informática, psicologia, comunicação e ética, com um modelo teórico para realizar as adequações necessárias dos mediadores com a nova resolução.

Abertura – Iniciado na manhã do dia 12 de janeiro, com palestra ministrada pela desembargadora Maria Inês Corrêa, do TRT15, que abordou sobre o tratamento adequado dos conflitos na Justiça do Trabalho, o evento foi marcado por muito aprendizado e debate entre os participantes sobre o processo de mediação e conciliação desenvolvidos dentro dos CEJUSCs, diante da atual regulamentação. Além da participação da desembargadora, o evento contou também com a presença do juiz doo Trabalho Rogério Neiva Pinheiro, do TRT10, convidado para ensinar aos servidores integrantes desse momento sobre a introdução à resolução adequada de disputas.

Um dos objetivos da programação realizada é explorar novos eixos temáticos introduzidos pela resolução CSTJ n° 288/21, e para isso, a Dra. Maria Inês Corrêa explica que a aplicação da resolução deve ser vista como uma forma de quebrar paradigmas, principalmente para ter a possibilidade de discutir os conflitos por meio de uma mediação, além de oferecer um centro de cidadania para auxiliar a população no esclarecimento de suas respectivas dúvidas e como orientá-las, formando parcerias com entidades públicas para disseminar a cultura da paz.

O curso de formação é organizado pela ECAIS, ministrado pelos mesmos professores da Escola Nacional da Magistratura, com um conteúdo programático aprovado pela Comissão Nacional de Aprovação a Conciliação, contando com a participação de desembargadores e juízes do trabalho de outras regiões.

A programação terá continuidade ao longo deste ano com um módulo prático, no formato de estágio supervisionado, quando os mediadores realizarão as funções de observador, mediador e comediador.

Foto/Crédito: ASCOM8

Fonte: https://www.trt8.jus.br/noticias/2022/trt8-promove-semana-de-formacao-de-mediadores-e-conciliadores

 

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?