Votar é um direito, mas também uma responsabilidade coletiva

Em cada eleição, brasileiras e brasileiros são chamados a decidir os rumos do país e a escolher aqueles que terão a responsabilidade de formular políticas públicas, administrar recursos e garantir direitos que impactam diretamente a vida da população.

Por isso, o Sindjuf-PA/AP chama suas associadas, seus associados e todas as servidoras e servidores do Judiciário Federal a participarem das eleições e a exercerem seu direito de voto com consciência, informação e responsabilidade.

Mais do que pensar apenas no que é melhor para si próprio ou para sua família, é importante olharmos neste momento para o conjunto da sociedade. Que projeto de país queremos? Que país estamos ajudando a construir? Que políticas públicas queremos para a saúde, a educação, a segurança, a proteção social, o meio ambiente e a valorização do trabalho? Que compromisso os representantes eleitos terão com os serviços públicos e com a garantia de direitos?

Que o nosso voto no próximo domingo não seja orientado apenas por interesses individuais ou benefícios imediatos. Que seja uma escolha sobre o futuro coletivo. Uma sociedade democrática precisa ser capaz de pensar além de seus interesses particulares e considerar as necessidades de milhões de pessoas que dependem de políticas públicas para viver com dignidade.

Para quem trabalha no serviço público, essa reflexão ganha ainda mais importância. A defesa do Estado Democrático de Direito, das instituições públicas, dos direitos sociais e de serviços públicos de qualidade interessa a toda a sociedade.

Democracia não se resume ao dia da eleição. Ela se constrói cotidianamente com participação, respeito às diferenças, liberdade, diálogo e compromisso com o interesse público. E se fortalece quando cada cidadã e cada cidadão compreende a dimensão de sua responsabilidade nas escolhas que faz.

Neste processo eleitoral, o Sindjuf-PA/AP reafirma seu compromisso com a democracia e convida seus associados e servidores do Judiciário Federal a participarem ativamente desse momento.

Antes de votar, informe-se, reflita e considere o coletivo. Porque o futuro do país não diz respeito apenas a cada um de nós. Diz respeito a todos nós.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS