terça-feira, 27 setembro, 2022
spot_img

Agentes de segurança do TRE do Pará recebem certificado de capacitação em Atividade de Inteligência

A formação integra o planejamento anual de capacitação e reciclagem dos Servidores do Gabinete de Segurança Institucional.

Na última sexta-feira (8), os agentes da Polícia Judicial do TRE do Pará participaram, no Plenário Antônio Koury, edifício-sede do Tribunal, da cerimônia de entrega de certificados do primeiro estágio do “Curso Básico em Atividade de Inteligência”. Os certificados foram entregues pelo diretor-geral do TRE do Pará, Felipe Brito, e representantes da Polícia Militar, Coronel Albernando Monteiro e Coronel Nelson Norat. A solenidade teve a participação da Banda de Música da Polícia Militar do Pará. A formação concretiza o Acordo de Cooperação Técnica Nº 14, firmado entre o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) e a Polícia Militar do Pará, e estabelece a parceria no treinamento e atualização dos entes públicos em relação à segurança institucional.

“Esta demanda vem sendo vislumbrada desde o início da gestão da Desembargadora Luzia Nadja Nascimento e, a partir do acordo firmado, houve a viabilidade do curso. Além disso, cumprimos através dele a exigência do CNJ, com a Resolução no 383/2021, que trata da legislação que cria o Sistema Nacional de Inteligência do Poder Judiciário. Temos também uma doutrina de inteligência feita pelo CNJ, ratificada pela Resolução 447. Além disso, há a criação no Tribunal do Núcleo de Inteligência para integrar ações preventivas de segurança da instituição, assessorando nossos decisores, no âmbito da Justiça Eleitoral, para que as decisões sejam tomadas com base em relatórios e atividades de inteligência, a fim de garantir a prestação de serviços das atividades jurisdicionais e um pleito eleitoral seguro, integrado as demais força de segurança”, explicou o oficial de gabinete da Polícia Judicial do TRE do Pará, Alexandre Santos.

O curso, com duração de cinco dias, foi ministrado pelo Coronel da Polícia Militar Albino Lima e tratou de temas como: conceitos básicos sobre Inteligência, legislação pertinente ao tema, Inteligência na área Cibernética, Operações de Acompanhamento e Busca de Dados e Técnicas Operacionais de Inteligência, entre outros. Além dos agentes de segurança do TRE do Pará, participaram da atividade representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica Brasileira.

Para o Coronel Albino Lima, o tema é indispensável dentro de instituições.

“Muitas vezes, as pessoas têm uma visão equivocada do que é o trabalho de inteligência. A inteligência é trabalhar com informações concretas que irão balizar os macrogestores das instituições com informações validadas e orientar decisões acertadas. Coibimos assim, situações que fragilizem o trabalho sério desenvolvido dentro de entidades que defendem a verdade. Este curso é de grande importância para o fortalecimento de instituições sérias, comprometidas com o público”, contou.

Segundo os servidores que participaram das atividades, a plena consciência de que as informações apreendidas durante as aulas serão de grande relevância.

“A capacitação na área de inteligência é um tema novo para o judiciário e o Pará, novamente, está na vanguarda, proporcionando um curso engrandecedor como este. Ele é fundamental para que tenhamos ferramentas e consciência de como trabalhar com a questão, que sabemos não ser simples porém, necessário. Temos agora a noção exata, o entendimento da complexidade dele”, afirmou o servidor do Gabinete de Polícia Judicial, Cláudio Silva.

Texto: Ana Paula Bezerra – Ascom do TRE Pará

Foto/Crédito: Thalles Puget – Ascom do TRE Pará

Fonte: ASCOM DO TRE-PA

Latest Posts

spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.