sábado, 27 abril, 2024
spot_img

Centrais conclamam sindicatos a protegerem Estado de Direito

As entidades também cobram das autoridades públicas “ação enérgica para garantir a soberania popular, o cumprimento da Constituição e o pleno exercício da democracia.”

E, ainda, expressaram “solidariedade aos membros do três Poderes da República” e “apoio às iniciativas e medidas necessárias e urgentes para ocuparmos a nossa institucionalidade rapidamente, com a intervenção federal no GDF.”

As sedes dos 3 poderes — Legislativo (Congresso), Executivo (Palácio do Planalto) e Judiciário (STF) — foram invadidas, depredadas e pilhadas.

Foram atos de vandalismo e terrorismo contra os prédios que sediam as instituições da democracia. 

Os prejuízos são incalculáveis.

Intervenção federal na segurança do DF

Diante da gravidade dos fatos, da violência e terror praticados pelos bolsonaristas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou a publicação, neste domingo, de decreto que prevê a intervenção na área de segurança pública do GDF (governo do Distrito Federal).

Segundo o decreto, o prazo da intervenção vai até 31 de janeiro de 2023.

Afastamento do governador do DF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), também decidiu na madrugada desta segunda-feira (9), afastar o governador do Distrito Federal do cargo por 90 dias.

Moraes tomou a decisão no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, do qual é relator, ao analisar pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que vai liderar o governo no Congresso, e da AGU (Advocacia-Geral da União).

► Leia, na íntegra, a nota das centrais sindicais:

1 COMENTÁRIO

  1. O estado de direito deve ser respeitado com LIBERDADE por todos os segmentos sociais, entidades de classe e sobretudo pelas autoridades constituídas, se é que se vive em uma nação democratica. Esse mandado além de constitucional, também é bíblico (Romanos 13:1-5) LIBERDADE é o direito que o cidadão tem de fazer tudo direito, contudo, quando esse direito e exercido com excesso passa a ser libertinagem. O cenário atual também é libertino, DIREITA E ESQUERDA SE DEGLADIAM EM NOME DA DEMOCRACIA, só resta saber qual a democracia verdadeira, SE DA DIREITA OU SE DA ESQUERDA. Percebe-se claramente que a mentira, a hipocrisia e a parcialidade habita a mente e o coração dos contendores de ambos os lados, e sobretudo das autoridades constituídas. Triste é a situação d’aquela que deviam ser o fiel da balança; os sindicatos de servidores públicos, que deveriam levantar a sua própria bandeira ao invés de levantar bandeira alheia a causa do serviço público. Isso só acontecerá no dia em que os servidores públicos de todas as esferas entenderem que política partidária e política sindical são antagônicas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?