Nesta sexta-feira (29), o Centro Cultural do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pará) abre as portas para a exposição “O Alvorecer da Justiça Eleitoral no Pará”, uma iniciativa que resgata os primeiros passos da Justiça Eleitoral no estado, no período entre 1932 e 1937.
A mostra promete levar o público a uma viagem no tempo, apresentando imagens históricas de municípios paraenses e retratando eventos marcantes dos primeiros anos dessa justiça especializada. Entre os destaques estão a criação do Tribunal Regional Eleitoral, os primeiros prédios que sediaram a instituição, as primeiras Zonas Eleitorais e a introdução do Código Eleitoral de 1932, que revolucionou a democracia no Brasil.
A exposição celebra momentos emblemáticos, como a conquista do voto feminino, as primeiras mulheres alistadas e eleitas no estado, bem como os primeiros equipamentos utilizados nas eleições, como as urnas de lona. Além disso, homenageia os primeiros desembargadores que ocuparam a presidência do TRE-Pará.
A abertura da exposição está marcada para as 10h e integra as comemorações pelos 14 anos de existência do Centro Cultural do TRE-Pará. A instituição aproveita o momento para parabenizar todos os servidores e servidoras que, desde 1932, contribuíram para o fortalecimento e engrandecimento da Justiça Eleitoral no estado.