domingo, 28 abril, 2024
spot_img

CJF aprova residência jurídica no âmbito dos TRFs

Já o retroativo dos quintos segue sem previsão de julgamento

O Conselho da Justiça Federal aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira (18/3), a proposta de regulamentação do programa de residência jurídica dos Tribunais Regionais Federais, em cumprimento à Resolução CNJ 439/2022. O programa de Residência Jurídica é destinado a bacharéis em direito que estejam cursando especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado ou que tenham concluído o curso de graduação há no máximo cinco anos. Isso permite que os candidatos selecionados desempenhem funções específicas como servidores de nível superior nos tribunais.

Quintos fora de pauta

Enquanto avança a regulamentação da residência jurídica, o projeto de interesse dos servidores e servidoras que aguarda julgamento no CJF – o pagamento retroativo da absorção dos quintos administrativos – nem chegou a entrar na pauta de hoje.

Desde o julgamento do Recurso Extraordinário (RE 638.115) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2015, que resultou na absorção dos quintos (referentes ao período entre abril de 1998 e setembro de 2001), há um esforço contínuo para reverter essa decisão e garantir o pagamento justo aos servidores. Após um intenso trabalho de articulação política e mobilização, a categoria obteve a vitória no final do ano passado com a aprovação da Lei nº 14.687/2023, que proibiu a absorção dos quintos incorporados em parcelas remuneratórias.

No entanto, o Conselho da Justiça Federal (CJF) questiona os efeitos retroativos dessa lei no pagamento dos quintos que já foram absorvidos.

Em 26 de fevereiro, o julgamento teve início, quando o ministro Og Fernandes pediu vista. Desde então, Sisejufe e Fenajufe têm intensificado as agendas com os conselheiros que ainda não votaram a fim de esclarecer o tema e apresentar novos memoriais. As articulações seguirão até que o tema seja incluído na pauta do CJF.

Fonte: Sisejufe RJ

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?