Magistrados e servidores participaram do evento no formato híbrido
O juiz do trabalho do TRT17, Xerxes Gusmão, foi um dos convidados pela Escola Judicial do TRT8, para ministrar o curso “Atualidades do Direito e do Processo do Trabalho”, realizado pela plataforma Zoom, no último dia 01. Na primeira parte do curso, o professor Xerxes abordou sobre a seguinte questão: os trabalhadores em home office não estão em teletrabalho. “Home office e teletrabalho são conceitos distintos. Em ambos você precisa de equipamentos como webcam, internet. Mas, para o teletrabalho, existe uma alteração do regime. A empresa tem que custear sim uma cadeira adequada para o trabalhador; aumentar a internet, comprar webcam”, explica o facilitador.
Durante o curso foram abordados quatro eixos dentro das modificações mais recentes do Direito Material do Trabalho, entre eles: a jurisprudência do STF sobre o meio ambiente e o trabalho; relação entre covid 19 e o contrato de trabalho. Xerxes Gusmão durante seu curso ficou muito honrado em poder retornar à antiga casa. “Levo essa casa para sempre o TRT8. Sempre estou interessado na análise do Direito, nas atualizações e espero ter contribuindo com o meu conhecimento”.
O juiz do trabalho Luis Antonio Nobre de Brito, titular da 8ª Vara do Trabalho de Belém, parabenizou o curso. “Salve, Xerxes! Mais um que nos deixou e volta para contribuir conosco”. A servidora Bianca Marvão Monteiro parabenizou a exposição do professor e juiz do trabalho, Xerxes Gusmão.
No final da exposição o facilitador do curso fez um alerta sobre o uso das redes sociais indevidamente. “Não é possível você achar que a rede social é terra de ninguém. Hoje você tem responsabilidades sobre as suas postagens, trabalhistas e não trabalhistas”, conclui.
Foto/Crédito: ASCOM8