sábado, 27 abril, 2024
spot_img

Fenajufe apoia mobilização na Argentina contra projeto de reformas neoliberais do governo Javier Miley

Federacion Judicial da Argentina (FJA) se soma ao chamamento da maior central sindical do País e participa das atividades que ocorrerão em todo o país nesta quarta-feira (24)

A Fenajufe manifesta apoio às ações contrárias ao pacote econômico e reformas que o presidente da Argentina, Javier Miley, tenta aprovar ainda este mês no país vizinho. As atividades de mobilização foram organizadas pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), principal organização sindical do país.

Os atos terão a participação de várias entidades, organizações sociais e sindicais e da classe trabalhadora da Argentina.O objetivo é unificar o repúdio contra o pacote de medidas de Miley que, em caso de aprovação, vai retirar direitos e prejudicar toda a população mais necessitada.

A Federação Judicial da Argentina (FJA) aderiu ao chamamento e convocou entidades representativas do judiciário local e estadual para participarem das manifestações. As ações começam a partir de meio-dia desta quarta-feira (24),na avenida 12 de maio, em Buenos Aires. A localização dos atos é estratégica por ser próximo à sede do governo (Casa Rosada) e do Congresso Nacional Argentino.

Já em seu discurso de posse, em dezembro de 2023, o novo presidente eleito declarou que traria mudanças rápidas para o país ou “estaremos caminhando para a pior crise de toda a nossa história”.

De caráter neoliberal, entre as propostas apresentadas de Javier Miley, estão a possível privatização de empresas e meios de comunicação públicos, um sistema de “vouchers” na saúde e na educação, reforma no sistema eleitoral entre outras mudanças consideradas prejudiciais à classe trabalhadora.

Mesmo com o intuito de aprovar o quanto antes o seu projeto de reformas, Miley enfrenta dificuldades até no parlamento. Apesar de ter recuado em alguns pontos da proposta o mandatário não conseguiu todos os votos necessários para aprovação e tem buscado apoio com partidos de oposição.

Se por um lado Miley articula apoio para conseguir seu intento, por outro, a classe trabalhadora unifica a luta para travar o que consideram um retrocesso e destruição dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores.

Para a Fenajufe, as medidas que o presidente argentino tenta aprovar muito se assemelham às que foram apresentadas no Brasil pelo governo anterior e, nesse sentido, prejudiciais às estruturas do país.

Como entidade integrante da Coordenadora do Cone Sul, a Federação manifesta apoio aos companheiros e companheiras Hermanos (as) da Argentina.

Fonte: Fenajufe

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?