quinta-feira, 28 março, 2024
spot_img

Fenajufe solicita audiência com Aras para tratar do reajuste salarial aos servidores do MPU

Pedido acontece em dia de grande mobilização dos servidores em frente ao Banco Central e Ministério da Economia

A Fenajufe segue na luta pela recomposição salarial para todo o funcionalismo sem a quebra da isonomia e, nessa terça-feira (18), solicitou audiência com o procurador-geral da República, Augusto Aras, para tratar do reajuste para os servidores do Ministério Público da União (MPU). O ofício é assinado pelos coordenadores Evilásio Dantas, Fernando Freitas, Roberto Policarpo, Roniel Andrade e Thiago Duarte.

Assim como no documento encaminhado ao ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Federação — única entidade de segundo grau e nacional apta a falar pelo PJU e MPU — apontou que os parlamentares garantiram previsão orçamentária para conceder aumento salarial para apenas a um setor do funcionalismo público com aporte de R$ 1,7 bilhão.

A pedido de Jair Bolsonaro, em evidente desrespeito ao conjunto do funcionalismo, o Orçamento de 2022 prevê reajuste apenas para servidores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A Fenajufe ressalta que não é contrária a nenhum reajuste dado a qualquer trabalhador, “mas não há como admitir que uma determinada categoria seja privilegiada com finalidades claramente eleitoreiras em detrimento de outras categorias”.

Dessa forma, a Federação requereu a adoção de providências para garantir tratamento isonômico a todos os servidores públicos sem distinção e privilégios e audiência para tratar das questões referentes à política salarial, perdas inflacionárias, recomposição salarial para os servidores do MPU.

Negocia Já

Ontem (18) também foi dia de mobilização, aliás, a primeira do ano. De manhã, os servidores se reuniram em frente ao Banco Central e, à tarde, os dirigentes seguiram para o Ministério da Economia — onde foi protocolada pauta emergencial a ser cumprida pelo governo: reajuste salarial de 19,99% para o conjunto dos servidores públicos federais; o arquivamento da PEC 32/20 e a revogação da EC 95/2016 (Teto de Gastos).

Pagamento ‘extra’ a procuradores

O jornal O Estado de São Paulo, publicou nesta quarta-feira (19) reportagem que aponta que Aras liberou quase meio milhão de reais a procuradores por meio do pagamento de indenizações e “penduricalhos”. De acordo com o jornal, o valor “extra” foi pago em dezembro de 2021 após duas decisões tomadas pelo PGR no fim do ano.

Os pagamentos dos “penduricalhos” ocorreram porque Aras permitiu, por meio de edital, que procuradores solicitassem, de uma só vez, o recebimento em dinheiro de licenças-prêmio acumuladas há anos. A publicação foi feita dias antes do recesso no Judiciário.

 Acesse aqui a íntegra do ofício.

Raphael de Araújo

Foto/Crédito: Pedro França/Agência Senado / Senado Federal, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8496-fenajufe-solicita-audiencia-com-aras-para-tratar-do-reajuste-salarial-aos-servidores-do-mpu

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?