terça-feira, 30 abril, 2024
spot_img

Férias não gozadas: Fenajufe solicita alteração em instrução normativa ao CNJ para garantir indenização para servidores e servidoras

Alteração beneficiará servidoras (es) que acumulam até dois períodos sem tirar o descanso garantido na IN 66/2020

No início desta semana, a Federação encaminhou ofício ao presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso.

O expediente elaborado pela Assessoria Jurídica Nacional (AJN- Cézar Brito Advogados Associados) solicita alteração na Instrução Normativa nº 66 de 2020 de procedência do Conselho visando a realização de análise quanto à possibilidade de garantir a indenização de férias não fruídas para servidores e servidoras por necessidade do serviço da administração pública.

A Instrução Normativa em questão, regulamenta as férias no âmbito do CNJ e aplica-se aos servidores efetivos, inclusive aqueles provenientes de outros órgãos.

Nesses casos, cabe à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) adotar as providências necessárias junto ao órgão de origem dos servidores (as) requisitados ou cedidos ao Conselho, a fim de regularizar as férias desses servidores, aplicando o disposto nesta Instrução Normativa.

No documento, a Federação ressalta que a própria Lei 8.112/1990, bem como a Instrução Normativa CNJ n. 66/2020, estabelecem um prazo para que o(a) servidor(a) em atividade exerça o seu direito de férias, a cada período de doze meses ou no máximo por dois anos, “ressalvando legislações específicas”.

No entanto, a AJN alerta que “a lei não trouxe uma solução para o caso do servidor acumular mais de dois períodos de férias não gozadas, por interesse da própria administração, o que impossibilita o exercício do direito de férias”.

Assim, no caso das servidoras e servidores que não usufruírem das férias por necessidade do serviço, e por este fato houver cumulação do referido benefício, “é imperioso que haja ressarcimento pela impossibilidade de gozar de seu período de descanso constitucionalmente previsto”.

O documento destaca, ainda, que o impedimento do usufruto das férias, nesses casos, não é ocasionado por vontade do servidor ou servidora, mas por necessidade da Administração, devendo seu direito ser resguardado, uma vez que as férias buscam garantir a saúde e bem-estar da pessoa, devendo prevalecer o princípio da dignidade da pessoa humana, além da vedação ao enriquecimento “sem causa” da própria administração pública.

Nesse sentido, a Fenajufe requer ao CNJ a alteração da Instrução Normativa visando garantir a conversão das férias não gozadas em pecúnia para servidores (as) nos casos em que não tiverem usufruído dos seus direitos por necessidade de serviço das administrações.

Ofícios com o mesmo teor foram encaminhados para os demais conselhos superiores, Conselho de Justiça Federal (CJF), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMPU) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho, (CSJT).


Fenajufe Agora

Com o lançamento dos “Canais” do WhatsApp no Brasil, servidoras e servidores do PJU e MPU já contam com uma nova funcionalidade para ficarem mais informados: o Fenajufe Agora, novo canal da Federação no aplicativo. Para receber as notícias da Fenajufe é muito simples: basta acessar o link abaixo e clicar em seguir no canto superior direito.

 Clique aqui para seguir o Fenajufe Agora

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/10434-ferias-nao-gozadas-fenajufe-solicita-alteracao-em-instrucao-normativa-ao-cnj-para-garantir-indenizacao-para-servidores-e-servidoras

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?