O Subgrupo 1 do Fórum Permanente de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se reuniu novamente nesta terça-feira (20) para discutir propostas de atualização das estruturas dos cargos do PJU. A reunião contou com a presença virtual do Sindjuf-PA/AP, representado por seu coordenador, José de Ribamar França Silva.
Durante o encontro, o debate girou em torno das propostas apresentadas pela Fenajufe e pelo Sindjus/DF, com foco na viabilidade das sugestões para a reestruturação dos cargos. Ribamar destacou a necessidade de uma resposta mais concreta das administrações sobre as propostas. “A maioria dos representantes das administrações não apresentou propostas concretas. Nós, enquanto Fenajufe, estamos cobrando que a nossa proposta seja considerada para modificação e contraposição”, afirmou o coordenador.
O ponto central do debate no subgrupo é a escolha entre duas abordagens para a reestruturação: a proposta da Fenajufe, que defende a criação de uma carreira única para todos os cargos, e a alternativa sugerida por outras entidades e administrações, que propõe a criação de várias carreiras específicas para cada cargo.
Foi estabelecido um novo prazo para que as administrações apresentem suas propostas ou aceitem a proposta da Fenajufe. “Nossa proposta está em discussão desde o início do ano. Se não houver novas propostas, esperamos que tragam outras argumentações relevantes”, enfatiza Ribamar.
A próxima reunião do Subgrupo 1 está marcada para 24 de setembro, quando as entidades apresentarão novos dados técnicos sobre as propostas para a reestruturação da carreira.