domingo, 28 abril, 2024
spot_img

Janeiro Branco: Psicólogo do TRE-AP dá dicas para lidar com raiva, tristeza e medo

Você consegue lidar bem com suas emoções? Neste mês, a campanha “Janeiro Branco” nos convida a pensar sobre a importância de cuidar da nossa mente e emoções. O psicólogo do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Marcilio Lira de Souza Filho, dá algumas dicas sobre como lidar com emoções negativas, como raiva, tristeza e medo.

A raiva é uma emoção natural, mas se não for controlada, pode causar problemas, por isso o psicólogo sugere que, ao sentir raiva, “é útil respirar fundo e contar até dez. Isso dá tempo para refletir antes de reagir de forma negativa.”

Já a tristeza também é uma emoção natural da vida humana, segundo Marcílio Filho. Ele recomenda não negar essa emoção, mas também não deixar que ela dure muito tempo. “É importante conversar com alguém, escrever sobre o que está sentindo ou ouvir música para animar-se. Ficar triste por muito tempo não é saudável.”

O medo é outra emoção comum, e o psicólogo sugere enfrentá-lo com a ajuda de alguém de confiança. Segundo Marcílio, enfrentar o medo pode ser uma maneira eficaz de superá-lo.

Além de contar com o apoio de familiares e amigos para enfrentar essas emoções, é fundamental buscar a assistência de um profissional de saúde. Atualmente, os servidores dos Regionais tanto do Pará quanto do Amapá têm acesso a suporte psicológico. O Sindjuf-PA/AP recomenda que você procure a orientação de um psicólogo ou psiquiatra.

Vale ressaltar que o TRE-AP oferece assistência psicológica direta nas dependências do Tribunal, incluindo ações de saúde coletiva, como palestras e rodas de conversa, distribuição de materiais psicoeducativos, além de iniciativas de promoção da qualidade de vida. Adicionalmente, há assistência psicológica indireta disponibilizada por meio do plano de saúde oferecido pelo TRE.

*Foto:Domínio público / Livre para uso pessoal e comercial

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?