domingo, 28 abril, 2024
spot_img

Pacotaço ultraliberal de Milei derruba previsão de PIB argentino; votação é nesta quarta

Peronistas votarão contra PL polêmico, mas oposição ‘dialoguista’ promete apoiar

No dia em que o mundo político argentino faz as últimas negociações para a votação do megaprojeto de lei ultraliberal do governo Javier Milei, marcada para começar nesta quarta-feira (31) no Congresso, o Fundo Monetário Internacional revisou para baixo sua projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) do país em 2024.

Se a previsão anterior era de um crescimento de 2,8%, agora é de queda dos mesmos 2,8%. Essa redução drástica de 5,6 pontos percentuais, anunciada nesta terça por meio do relatório Perspectiva Econômica Global, é resultado das medidas econômicas já adotadas pelo governo, por meio do decreto DNU, e também das mudanças que ele pretende implementar caso consiga aprovar seu projeto de lei, conhecido como Ônibus, no Congresso.

“A revisão das previsões (para América Latina e Caribe) em 2024 reflete a contração na Argentina no contexto de ajustes significativos para restaurar a estabilidade macroeconômica”, apontou o FMI. Por causa da revisão para a Argentina, a previsão de crescimento da América Latina e Caribe também foi revisada para baixo: crescimento de 1,9%, 0,4 ponto percentual abaixo da estimativa de outubro.

A revisão do FMI pode servir de combustível para a oposição, que já anunciou que votará contra o projeto de lei, e para os movimentos sociais, que prometem realizar novas manifestações.

Propina?

O presidente do bloco União pela Pátria na Câmara dos Deputados, German Martínez, confirmou que sua bancada manifestará “uma expressão de rejeição porque o bloco está convencido do modelo de país” que o peronismo propôs aos argentinos durante a campanha eleitoral do ano passado, na qual seu candidato Sergio Massa foi derrotado por Javier Milei.

O deputado criticou as publicações feitas pelo presidente Javier Milei em suas redes sociais. “É muito difícil trabalhar politicamente lendo as curtidas e os retuítes do presidente. É complicado quando ele fala dos legisladores como subornadores, idiotas úteis e diz que cometem atos de extorsão”, afirmou em declarações a rádios locais.

A última manifestação via redes sociais do governo, nesta terça-feira, serviu para desmentir que um ministro do seu gabinete (Guillermo Francos, do Interior) teria concordado em repassar parte do imposto Pais (recolhido sobre compras com cartão de crédito no exterior) aos governos provinciais como parte do acordo para conseguir a aprovação da Lei Ônibus no Congresso.

Depois do desmentido de Milei, o porta-voz presidencial ratificou que a Casa Rosada não vai oferecer a coparticipação do imposto aos governadores e disse que essa proposta nunca foi feita, apesar de políticos que estiveram reunidos com Francos confirmarem que a proposta existiu, o que poderia configurar tentativa de compra de apoio.

Dialoguistas vão dialogar e votar

O deputado Rodrigo de Loredo, líder do bloco radical, da chamada oposição ‘dialoguista’, confirmou que sua bancada dará o quórum para habilitar o debate da Lei Ônibus e que votarão a favor. “Entendemos a responsabilidade da hora e as urgências do país”, disse.

O líder da bancada governista A Liberdade Avança, Oscar Zago, assegurou que haverá sessão na Câmara para tratar do projeto de Lei e advertiu aos legisladores de outros grupos políticos “que não continuem puxando a corda porque ela pode se cortar”.

Povo na rua

Os movimentos sociais voltam às ruas esta semana, em protesto contra o governo Milei. O Frente de Luta Piqueteira adiantou que, quando os deputados começarem a deliberar sobre a Lei Ônibus, nesta quarta-feira ou no dia em que isso acontecer, vão marchar até a praça do Congresso, em Buenos Aires, com partidos de esquerda e comissões gremiais. Uma de suas preocupações é o capítulo sobre segurança, porque aumenta as penas habitualmente aplicadas contra manifestantes.

A UTEP (União de Trabalhadores e Trabalhadoras da Economia Popular) vai levar petições aos supermercados de todo o país, e em Buenos Aires vai se concentrar em frente ao prédio da Copal, cooperativa que reúne as empresas produtoras de alimentos. A falta de insumos com intuito social vem gerando contínuas manifestações, porque o governo não só não envia alimentos às organizações de bairro como não recebe seus representantes.

“Desde que este governo assumiu, não houve assistência alimentar para os comedores e merendeiros populares. Dezenas de milhares de comedores estão passando por situações de colapso. Vamos pedir doações aos supermercados, diante da recusa do governo em nos dar resposta”, explicou Daniel Menéndez, do Somos Bairro em Pé. Ele acrescentou que sua organização pediu cinco audiências com o presidente Javier Milei e a ministra do Capital Humano, Sandra Pettovello, mas foi ignorado.

Fonte: Brasil de Fato

*Fotos: Federación Judicial Argentina (FJA) e CUTRS

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?