sexta-feira, 7 outubro, 2022
spot_img

Presidente do TRE do Pará recebe título de cidadã de Capanema

O título honorífico é tradicionalmente concedido às pessoas que não são naturais do município, mas que prestaram serviços relevantes para a cidade.

Em cerimônia realizada na noite da segunda-feira (20) na Câmara Municipal de Capanema, localizada na região Nordeste paraense, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, recebeu o título de cidadã de Capanema.

A homenagem à presidente foi proposta pelo vereador Pedro Afonso Ribeiro Lopes (Pedro Abraão) em reconhecimento dos serviços prestados pela desembargadora como promotora de justiça daquela região na década de 1980.

No discurso de agradecimento, a presidente falou do simbolismo da homenagem recebida. “Ser cidadã e cidadão de Capanema é fazer parte desta comunidade, que muito nos honra, pertencente ao Estado Federativo Brasileiro. E, como indivíduos que podem exercer o conjunto de direitos civis e políticos, é importante que tenhamos como premissa a esperança de avanços e aperfeiçoamentos em prol da nossa população. Pessoas que estão ávidas por participação no dia a dia da sociedade, por políticas públicas e acesso aos seus direitos”, afirmou.

Ressaltou a estima pelo município e os ensinamentos que carrega desde os primeiros contatos com a população do local. “É uma honra retornar a esta cidade na qual tive o privilégio de atuar como promotora de justiça. Tive a oportunidade de estar próxima de pessoas com as quais aprendi os saberes e a cultura local, além de ter a possibilidade de contribuir na fiscalização da lei, priorizando o que há de mais importante: o ser humano”, relembrou.

Na oportunidade, a presidente agradeceu aos pais do vereador Pedro Abraão, a senhora Francisca Maria Lopes e o senhor Abrahão Lopes, que a acolheram na própria casa na época de promotora e depois foram seus padrinhos de casamento. “A eles, permitam-me dedicar um agradecimento especial e um fraterno e caloroso abraço”, disse.

A presidente destacou ainda que Capanema foi o primeiro município do Pará, e um dos primeiros 43 do país, a serem escolhidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ter o voto biométrico.

Sobre o título

De acordo com as resoluções nº 02, de 22 de abril de 1978 e n° 12, de 24 de agosto de 2012 e regulamentado pelo decreto legislativo n° 752/2021, o título honorífico de cidadã e cidadão de Capanema é tradicionalmente concedido às pessoas que não são naturais do município, mas que prestaram serviços relevantes para a cidade.

Na solenidade desta segunda-feira, que encerrou o 2º período legislativo da 19ª Legislatura, foram entregues títulos de Honra ao Mérito para as nascidas (os) em Capanema e de cidadã (ão) para as (os) não nascidas (os). A senhora Roselis Moreira da Costa, ex-parlamentar, recebeu a honraria do título “Baronesa de Capanema”. No total, 31 pessoas foram agraciadas durante a sessão solene.

Presenças

Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Paulo Leão da Silva e o corregedor geral do Ministério Público do Pará (MPPA), Manoel Santino Nascimento Júnior. Também compareceram o diretor geral do TRE do Pará, Felipe Brito, a chefe do Gabinete da Presidência, Patrícia Saboya, a assessora de Comunicação Institucional, Renata Ferreira e o chefe do Núcleo de Apoio à Gestão (NAG), Roberto Lopes.

Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

Foto/Crédito: ASCOM do TRE-PA

Fonte: https://www.tre-pa.jus.br/imprensa/noticias-tre-pa/2021/Dezembro/presidente-do-tre-do-para-recebe-titulo-de-cidada-de-capanema

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.