Presidente eleito do TRT-8ª convida sindicatos para posse e defende Justiça do Trabalho próxima aos trabalhadores

Encontro reuniu cerca de 40 representantes sindicais e Centrais Sindicais do Pará. Coordenador do Sindjuf-PA/AP destacou o caráter democrático da iniciativa.

O presidente eleito do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8ª), Paulo Isan Júnior, reuniu, na tarde desta quinta-feira (15), representantes de sindicatos e centrais sindicais do Pará para um encontro marcado pelo diálogo e pela defesa da Justiça do Trabalho. Realizada no Sindicato dos Bancários do Pará, a reunião teve como objetivo convidar as entidades dos trabalhadores para participar da cerimônia de posse da nova gestão do Tribunal, marcada para o dia 4 de dezembro, em Belém/PA.

O encontro reuniu cerca de 40 representantes sindicais, de cinco centrais — CUT, UGT, Nova Central, Fetracom e Força Sindical — e de sindicatos de diversas categorias, como professores, bancários, trabalhadores em condomínios e metalúrgicos, entre outros. O Sindjuf-PA/AP esteve entre as entidades convidadas.

Durante a conversa, Paulo Isan destacou que os trabalhadores são a razão de existir da Justiça do Trabalho e afirmou que deseja contar com a presença deles em sua posse. Eleito para o biênio 2026-2028, o magistrado defendeu uma gestão e diálogo permanente com suas representações.

O presidente eleito também manifestou preocupação com o aprofundamento das desigualdades sociais no país e com as ameaças às instituições democráticas. Segundo ele, a concentração de poder econômico e as propostas que colocam em risco direitos e garantias constitucionais reforçam a importância de instituições comprometidas com a redução das desigualdades.

Isan ressaltou que a Justiça do Trabalho tem papel fundamental nesse cenário, especialmente diante da realidade socioeconômica da população paraense, onde 80% dos trabalhadores ganha até dois salários mínimos. Ele também alertou para os riscos de mudanças que enfraqueçam os princípios e os mecanismos de equilíbrio entre os Poderes estabelecidos pela Constituição Federal de 1988.

Sindjuf-PA/AP destaca caráter democrático do encontro

A atividade contou com a presença dos Coordenadores Waldson Silva (Administração e Organização Sindical) e Raimundo Abreu (Assuntos de Aposentadoria e Pensão) assim como do Assessor da Diretoria, Fabrício Acácio.

Os representantes sindicais deram as boas-vindas ao presidente eleito e elogiaram a iniciativa de aproximar o Tribunal das entidades representativas dos trabalhadores.

Para o coordenador do Sindjuf-PA/AP, Waldson Silva, o gesto de Paulo Isan tem um significado especial em um momento de desafios para a democracia brasileira e para a própria Justiça do Trabalho.

“Não tinha visto nada igual. O gesto do dr. Isan é o gesto de quem quer ver o Tribunal verdadeiramente próximo aos trabalhadores”, afirmou Waldson.

O coordenador também destacou o caráter popular e democrático da reunião. “Nunca na história da Justiça do Trabalho da 8ª Região aconteceu um evento tão simples, tão popular e tão democrático quanto este”, concluiu.

Como parte da iniciativa, os representantes sindicais foram convidados a indicar um representante dos trabalhadores para compor a mesa durante a cerimônia de posse, no auditório Aloysio da Costa Chaves, na sede do TRT-8ª, em Belém/PA.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS