domingo, 28 abril, 2024
spot_img

Quintos e VPNI/GAE: Fenajufe se reúne com presidente do TRF-4 em defesa da implementação da Lei 14.687/2023

O tema estará na pauta na sessão extraordinária do CJF no próximo dia 26; o desembargador indicou que votará a favor da implementação

A Fenajufe continua empenhada nos esforços para garantir a aplicação imediata e retroativa da Lei nº 14.687/2023 em benefício das servidoras e servidores com direito aos quintos/décimos e à acumulação da Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) e Gratificação de Atividade Externa (GAE) no âmbito da Justiça Federal. Nessa quarta-feira (7), a Federação se reuniu com o desembargador e presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF 4, Fernando Quadros da Silva, para discutir esse tema. 

Representando a Fenajufe, participaram a coordenadora Denise Carreiro e o coordenador Fabrício Loguercio, acompanhados por Miguel Mário Nápoli do Sintrajusc/SC, Júlio Cesar Daru do Sinjuspar/PR, e Marcelo Carlini e Zé Oliveira do Sintrajufe/RS. Durante o encontro, foi destacada toda a trajetória de luta da Fenajufe e dos Sindicatos de base em prol da correção dessas injustiças, que culminou com a aprovação da lei mencionada.

Vale lembrar que alguns ramos da Justiça já efetuaram ou estão em processo de pagamento dos quintos/décimos, inclusive, com os retroativos devidos.

A não implementação da lei, especialmente ao condicioná-la à decisão colegiada, na Justiça Federal tem gerado preocupação entre os servidores(as). O desembargador confirmou que o tema estará na pauta na sessão extraordinária do CJF no próximo dia 26 e assegurou que levará as preocupações dos servidores em consideração. Ele também indicou que votará a favor da implementação da lei e propôs a possibilidade de uma folha suplementar para evitar maiores prejuízos aos servidores(as).

Desde a aprovação da Lei 14.687/23, a Federação e os Sindicatos filiados têm buscado ativamente sua aplicação, participando de diversas reuniões com os conselheiros e encaminhando memoriais à Assessoria Jurídica Nacional (AJN – Cezar Britto Advogados Associados) para subsidiar as ações junto ao Conselho da Justiça Federal (CJF).

Leia mais:

 Fenajufe entrega memorial sobre legalidade e retroatividade dos quintos na lei 14.687/23 ao presidente do TRF-5

 Quintos e VPNI/GAE: Fenajufe se reúne com o Conselho da Justiça Federal e defende implementação da lei 14.687/2023 que garante os direitos aos servidores

 Quintos-VPNI/GAE: Fenajufe orienta atuação rigorosa junto aos tribunais para o cumprimento imediato da lei 14.687/2023

⇒ CJF não aplica a lei em toda sua extensão e orienta tribunais a manterem absorção dos quintos na primeira parcela da recomposição salarial


Fenajufe Agora

Com o lançamento dos “Canais” do WhatsApp no Brasil, servidoras e servidores do PJU e MPU já contam com uma nova funcionalidade para ficarem mais informados: o Fenajufe Agora, novo canal da Federação no aplicativo. Para receber as notícias da Fenajufe é muito simples: basta acessar o link abaixo e clicar em seguir no canto superior direito.

 Clique aqui para seguir o Fenajufe Agora

Fernanda Miranda

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/10324-quintos-e-vpni-gae-fenajufe-se-reune-com-presidente-do-trf-4-em-defesa-da-implementacao-da-lei-14-687-2023

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?