domingo, 28 abril, 2024
spot_img

Quintos, VPNI/GAE: Fenajufe busca retroatividade no CJF e convoca engajamento dos sindicatos

Federação orienta ações nos estados e irá acompanhar a sessão plenária no dia 26 com transmissão ao vivo

A Fenajufe convoca os Sindicatos de base em todo o país para mobilização junto aos Tribunais Regionais Federais (TRFS) com o objetivo de se fazer cumprir a lei 14.687/2023, no âmbito da Justiça Federal. Objetivo é pressionar por uma decisão favorável ao pagamento retroativo dos quintos, VPNI/GAE, conforme aprovado pela normativa.

A orientação é urgente tendo em vista que o tema estará na pauta do Conselho de Justiça Federal na sessão do dia 26. A Federação lembra que é importante acompanhar a sessão de forma presencial e reconhece que a participação de servidoras e servidores no plenário pode contribuir para a garantia do pleito.

Sobre a questão, a Fenajufe pontua que os sindicatos que tenham condições e interesse em acompanhar o desenrolar da sessão que enviem representantes para Brasília no dia 26. E nesse caso, para garantir a organização do espaço junto ao CJF, a Federação solicita aos sindicatos que enviem os nomes e CPFs de seus representantes para o e-mail:  encontro.fenajufe@gmail.com até o dia 21. A medida visa ocupar o espaço conforme o número de pessoas.

Desde a aprovação da Lei 14.687/23 em dezembro do ano passado, a Federação e sindicatos de base buscam pelo seu cumprimento em sua totalidade. A movimentação se intensificou após despacho do CJF orientar a manutenção da absorção dos quintos na parcela de recomposição salarial das servidoras e servidores referente ao mês de janeiro. Ainda de acordo com o documento do CJF, a decisão está condicionada ao que for definido na reunião do Colegiado, no dia 26.

Nesse sentido, a Fenajufe ressalta a importância do engajamento e atuação dos sindicatos com atividades e faixaço nos estados. Além disso foi orientado no expediente que busquem diálogo com as (os) presidentes de TRFs, com as Conselheiras e Conselheiros do CJF em seus estados de origem, visando dialogar sobre a necessidade do cumprimento e retroatividade da Lei.

A Lei 14.687/23 garante a não absorção dos quintos incorporados no período de 1998 a 2001, com o recebimento da recomposição salarial parcial para todas e todos do PJU e assegura, ainda, a legalidade da acumulação da VPNI/GAE dos oficiais de justiça. 

Ainda passam a valer com a lei, a transformação para técnicos do adicional de qualificação por diploma de ensino superior em Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) e a essencialidade dos cargos das carreiras do Judiciário.

Leia mais:

AQUI -1 

AQUI- 2  

AQUI-3 


Fenajufe Agora

Com o lançamento dos “Canais” do WhatsApp no Brasil, servidoras e servidores do PJU e MPU já contam com uma nova funcionalidade para ficarem mais informados: o Fenajufe Agora, novo canal da Federação no aplicativo. Para receber as notícias da Fenajufe é muito simples: basta acessar o link abaixo e clicar em seguir no canto superior direito.

 Clique aqui para seguir o Fenajufe Agora

Joana Darc Melo

https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/10332-quintos-vpni-gae-fenajufe-busca-retroatividade-do-cjf-e-convoca-engajamento-dos-sindicatos

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?