domingo, 3 março, 2024
spot_img

Roda de conversa debateu sobre Desorganização e a Saúde Mental

Durante a palestra online, foram apresentadas maneiras para identificar sinais de alerta e como buscar ajuda profissional, se necessário, ao perceber que algo não está bem, pois, a desordem nos espaços pode afetar diretamente a saúde mental.

O TRE do Pará, por meio do Serviço de Psicologia do Tribunal ligado à Seção de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial (Samos), promoveu na manhã da sexta-feira (20) uma roda de conversa online com o tema “Desorganização do ambiente e as possíveis implicações na saúde mental”.

A palestrante foi a psicóloga Dorotea Albuquerque, que tem experiência no assunto, com mais de 30 anos na área da psicologia.

A profissional abordou as estratégias em saúde mental, as maneiras para identificar sinais de alerta e como buscar ajuda profissional, se necessário, ao perceber que algo não está bem, pois, a desordem nos espaços pode afetar diretamente a saúde mental.

De acordo com a psicóloga, em algumas situações a presença de um ambiente desorganizado pode refletir algo do subjetivo que necessita ser olhado e cuidado. “A saúde mental atravessa tudo o que nós fazemos porque o bem-estar e a qualidade de vida têm uma importância fundamental na nossa vida”, disse.

Para a psicóloga do Tribunal, Daniela Moreira, a roda de conversa “serviu para perceber a nós mesmos e encontrar o caminho do meio para seguir, sem extremos na organização ou desorganização, e fiquei muito alegre com as informações práticas repassadas pela nossa palestrante”, afirmou.

Sobre os transtornos ligados à bagunça e desorganização, Albuquerque acrescentou que refletem mudanças internas que acontecem na vida das pessoas e o ambiente que elas ocupam refletem a sua desorganização interior. “Vários fatores interligados podem contribuir para desenvolver um transtorno na pessoa até atingir o ponto de quanto mais desorganizado está o ambiente, mais a pessoa sofre com a situação”, disse.

Após a fala da palestrante, as (os) participantes do encontro online puderam compartilhar suas impressões e um pouco das experiências pessoais sobre o tema.

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

Fotoarte: Ana Beatriz Manarte / Ascom TRE do Pará.

Fonte: https://www.tre-pa.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Outubro/roda-de-conversa-debateu-sobre-desorganizacao-e-a-saude-mental

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?