Com o objetivo de centralizar a expedição de certidões, o Conselho da Justiça Federal (CJF) em parceria com os tribunais regionais federais desenvolveram o Sistema de Certidão Unificada da Justiça Federal.
A ferramenta está disponível desde o dia 27 de julho e reúne os dados sobre certidões dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), emitindo um único número nacional de validação. Além disso, é fácil de acessar, possibilitando uma consulta rápida, simples e segura.
Para acessar o sistema, você pode digitar o endereço eletrônico https://certidao-unificada.cjf.jus.br/#/solicitacao-certidao; ou ir até a página do CJF e clicar no ícone “Certidão Unificada da Justiça Federal”, localizado à esquerda do menu principal; ou, ainda, clicar no link disponibilizado abaixo.
►Acesse o Sistema de Certidão Unificada da JF neste link.
Na página principal da ferramenta, na aba “Solicitação de certidão” à esquerda no menu, você encontrará os campos de preenchimento necessários para expedir o documento: tipo de certidão, órgãos, CPF ou CNPJ e e-mail. Além do campo “nome social” que é de preenchimento opcional.
Em seguida:
-
- selecione o tipo de certidão (criminal, cível ou para fins eleitorais);
- selecione o Tribunal Regional Federal que deseja consultar;
- insira o seu CPF ou CNPJ que deseja consultar;
- insira o e-mail de contato;
- se você desejar, insira seu nome social; e
- clique em “solicitar certidão”.
Logo o documento solicitado ficará disponível para ser baixado na própria página do sistema e também será encaminhado para o e-mail informado.
Caso seja constatada alguma positivação, a certidão emitida será enviada exclusivamente para o e-mail informado, no prazo de até 6 horas.
Validar certidão
Caso você queira validar uma certidão já emitida, clique na opção “Validação de Certidão” localizada no menu à esquerda e insira o “Código de validação” que é informado no rodapé da certidão emitida; ou, ainda, você pode conferir a autenticidade pelo QR Code disponível na própria certidão.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida, o CJF produziu um vídeo explicativo sobre como emitir a certidão que pode esclarecer o seu questionamento. Confira abaixo.
RF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Foto/Crédito: TRF1
Fonte: TRF1