sábado, 27 abril, 2024
spot_img

Segundo pesquisa do TRF1, mais de 70% dos servidores da JF1 estão satisfeitos com clima organizacional e qualidade de vida no trabalho

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) divulgou nessa segunda-feira, dia 24 de outubro, o Relatório da Pesquisa Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho, aplicada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) entre os dias 29 de maio a 21 de junho deste ano. Segundo o resultado da consulta mais de 70% dos servidores da Justiça Federal da 1ª Região estão satisfeitos com o clima organizacional e a qualidade de vida no trabalho.

De acordo com a pesquisa, 69,5% dos servidores do Tribunal e 72,8% dos servidores das seccionais estão satisfeitos com o clima organizacional.

Já em relação à qualidade de vida no trabalho, o índice de satisfação dos servidores é de 74,6% no TRF1 e 76,1% na 1ª Região. De acordo com o Relatório, ambos os índices (Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho) alcançaram um resultado satisfatório, visto que o percentual de referência utilizado para o início da avaliação foi de 70%.

O Clima Organizacional foi avaliado a partir de seis fatores – Inovação, Autonomia, Desempenho, Reconhecimento, Liderança e Desenvolvimento – e a Qualidade de Vida no Trabalho a partir de três – Motivação, Condições de Trabalho e Cooperação, Respeito e Ética –, que também foram considerados individualmente na pesquisa.

Dentre os fatores do Clima Organizacional, o mais bem avaliado foi o “Fator Liderança”, com um índice de 74,5%. Ainda nesse contexto, entre os itens aferidos nesse fator, “O/A gestor/a comunica-se de forma clara e objetiva” apresentou um índice de 77,2%, enquanto o item “O/A gestor/a estimula a participação de servidores e servidores na tomada de decisão” apresentou 66,9%, o menor do fator.

Gestão participativa – Segundo o documento, “Infere-se, portanto, que trabalhar a gestão participativa com a liderança pode gerar resultado positivo e melhorar ainda mais a percepção de servidores(as) nesse aspecto”.

Além dessas percepções, a pesquisa aferiu questões qualitativas em relação aos aspectos favoráveis e desfavoráveis ao clima organizacional. Nesse quesito a palavra que se destacou foi “liderança” em ambos os casos. No viés favorável, a “atuação da liderança” e no desfavorável, o “problema de liderança”, apresentaram mais votos.

No que se refere à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), o “Fator Cooperação, Respeito e Ética” obteve um percentual de 84,2%, o que impactou positivamente o resultado desse índice na 1ª Região, que foi de 76,1%.

Para saber mais sobre os resultados da Pesquisa Clima Organizacional e QVT acesse o relatório neste link.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Fonte: https://portal.trf1.jus.br/portaltrf1/comunicacao-social/imprensa/noticias/institucional-mais-de-70-dos-servidores-da-jf1-estao-satisfeitos-com-clima-organizacional-e-qualidade-de-vida-no-trabalho.htm

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?