terça-feira, 25 janeiro, 2022
spot_img

TRE do Pará e UFPA firmam Acordo de Cooperação Técnica para preservação de arquivos

A assinatura do acordo garante a união de competências para a guarda e manutenção adequada dos documentos que compõem a história da Justiça Eleitoral.

Nesta quinta-feira, dia 04, o TRE do Pará e a Universidade Federal do Pará assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de executar o levantamento, a higienização, digitalização, catalogação e transferência do repositório arquivístico da Justiça Eleitoral do Pará. O material base encontra-se sob a guarda do Centro de Memória da Amazônia, além das pesquisas em acervos externos da Fundação Tancredo Neves e do Arquivo Público do Pará. A iniciativa colabora para Política de Gestão da Memória e a implantação do repositório arquivístico digital do Centro de Memória Virtual. Tais atividades são integrantes do Plano de Gestão do Biênio 2021-2022, e viabilizam o cumprimento da Resolução n° 324/2020 do Conselho Nacional de Justiça.

“Estamos cada vez mais em um mundo digital, é indiscutível. No entanto, jamais podemos esquecer da importância, da relevância do material impresso. Através deste acervo, as pessoas poderão compreender melhor os momentos históricos, a Justiça Eleitoral e o retrato de vários momentos da sociedade”, explica a presidente do TRE do Pará, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, a parceria firmada neste projeto garantirá uma produção de conhecimento de grande benefício para a sociedade. “Para nós é um grande privilégio ter esta oportunidade. Com o acesso a estes documentos, por nossos pesquisadores e a disponibilização deles ao público, será possível traçar uma reconstrução importantíssima da história do estado”, afirma.

Segundo as definições do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), um Repositório de Arquivístico confiável é um ambiente para preservação e acesso de documentos arquivísticos digitais, determinado pela temporalidade e destinação de documentos de cada organização. A atividade apresenta diversos desafios para as instituições, como a manutenção da autenticidade, o acesso a longo prazo e a preservação da integridade do material.

De acordo com a diretora do Centro de Memória da Amazônia, a professora Magda Ricci, o ato firma importante resgate. “Quando estudamos o processo eleitoral no Pará, vemos muitas particularidades interessantes e esta parceria aproxima de forma consistente a pesquisa histórica com a cidadania”, conclui.

 A meta do projeto é que até o final de 2022 aconteça o resgate do repositório arquivístico da história e de arquivos externos da Justiça Eleitoral no Pará. Os documentos subsidiarão o trabalho de pesquisadores paraenses e do público em geral no futuro Centro de Memória Virtual da Justiça Eleitoral do Pará. 

Centro de Memória da Amazônia

O Centro de Memória da Amazônia é um órgão suplementar da UFPA, que atua na aprendizagem teórica e prática no que diz respeito à preservação, ao restauro, à organização, à catalogação, à digitalização e à divulgação de documentos.

Em novembro de 2018, o Centro foi convidado a integrar a rede de pesquisa mantida pela University Museums And Collections (UMAC), entidade internacional constituída por um Comitê de Museus Universitários e Coleções do Conselho Internacional de Museus e, desde então, seu acervo é disponibilizado globalmente.

Ana Paula Bezerra / Ascom TRE do Pará.

Foto/Crédito: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

Fonte: https://www.tre-pa.jus.br/imprensa/noticias-tre-pa/2021/Novembro/tre-do-para-e-ufpa-firmam-acordo-de-cooperacao-tecnica-para-preservacao-de-arquivos

 

Latest Posts

spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.