terça-feira, 23 abril, 2024
spot_img

TRE do Pará faz balanço positivo do fechamento do cadastro 2022

As pessoas foram atendidas com rapidez e não houve espera nos postos de atendimento da capital e do interior do estado na quarta-feira (4), graças ao planejamento e à estrutura montada pelo Regional.

“Eu saí do trabalho no meu horário de almoço, rapidinho, e o atendimento foi super ágil. Eu até achei que ia demorar mais e por isso pedi a tarde toda de folga pra poder resolver isso, mas não vai ser preciso. Fiz 18 anos agora e estava precisando do título tanto pra que assinassem a minha carteira de trabalho, quanto pra votar. Tirei meu primeiro título e agora vou voltar pro trabalho”, explicou Lívia Gonçalves, de 18 anos, que mora em Castanhal e esteve na sede do Fórum Eleitoral do município, onde estão sediadas as 4ª e 50ª Zonas Eleitorais e foram realizados, desde o dia 2 e até às 17h da tarde do dia 4, um total de 2500 atendimentos.

Assim como a Lívia, outras pessoas também foram atendidas rapidamente e sem espera nos postos de atendimento da capital e do interior do estado durante a quarta-feira (4) quando se encerrou o prazo nacional para a regularização do cadastro eleitoral e para fazer alterações cadastrais no título. Essa agilidade foi possível graças ao planejamento e à estrutura montada pelo TRE do Pará para o fechamento do cadastro.

“A primeira data do calendário eleitoral teve um saldo extremamente positivo. Tenho muito orgulho de ser presidente da Justiça Eleitoral deste estado. Demonstramos que sabemos atender a população, pois essa Justiça vive para dar o melhor ao eleitorado. Viva a democracia e viva esta primeira data vencida, pois vamos vencer todas!”, comemorou a presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, em uma palavra dirigida às pessoas diretamente envolvidas no fechamento do cadastro no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE) onde foram registrados, só na quarta-feira, mais de 3 mil atendimentos.

A presidente visitou pessoalmente o Fórum Eleitoral de Castanhal e o Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), no bairro da Pedreira, em Belém, para acompanhar os atendimentos e a finalização do fechamento do cadastro. Com ela estavam o diretor geral, Felipe Brito, a secretária de Administração, Hérika Sodré, e o secretário de Tecnologia da Informação, Alessandro Cruz.

A juíza Patrícia Moreira, diretora do Fórum Eleitoral da capital, onde funciona o NAE, também reforçou os agradecimentos e destacou sobre o dever cumprido. “Quero parabenizar a desembargadora e toda a equipe, pois as expectativas foram superadas positivamente. Agradeço também a todas (os) as (os) servidoras (es) da casa que entendem o sentido do serviço público e não mediram esforços para executar as ações relativas a esta etapa. Estamos aqui com a sensação do dever cumprido”, festejou a magistrada.

Números

No dia 4 de maio, data de encerramento do cadastro eleitoral, o TRE do Pará realizou 70.885 atendimentos em todo o estado do Pará. Foram 30.476 através do Título Net e 40.409 de forma presencial.

No interior do estado, os municípios de Parauapebas, Marabá e Santarém registraram a maior procura do eleitorado pelos atendimentos.

O aumento da procura do eleitorado jovem foi bem expressivo e registrou-se desde janeiro até o início desse mês um total de mais de 212 mil novos eleitores na faixa etária de 16 a 18 anos.

Desde a quinta-feira (dia 5), já não são mais permitidas as solicitações de emissão de primeira via do título, a transferência e a mudança nos dados cadastrais, uma vez que o banco de dados está fechado para que a Justiça Eleitoral possa organizar a logística das eleições do mês de outubro em todo o país.

A emissão de segunda via segue disponível para as eleitoras e os eleitores no site oficial do Tribunal.

As solicitações feitas online podem ser acompanhadas pelo www.tre-pa.jus.br. No entanto, será necessário aguardar a análise dos dados. Todos os requerimentos realizados até o dia 4 de maio serão examinados e respondidos.

Castanhal

A juíza eleitoral da 50ª ZE, Cíntia Gomes, explicou que aquela zona eleitoral abrange, além de Castanhal, o município de São Domingos do Capim que, apesar de ter uma população pequena, é de grande extensão territorial, o que dificulta o atendimento por parte do cartório. “Mas essa distância foi minimizada pelos itinerantes realizados em São Domingos, em Castanhal, nos bairros e comunidades. O trabalho deu grande resultado, pois tivemos grande movimentação nesses dias, mas nada fora do controle e tem sido um atendimento com tranquilidade e sem estresse para o eleitor. No cartório eleitoral foram registrados um número de 2500 atendimentos nos três últimos dias antes do fechamento do cadastro”, explicou.

Jeefson Menezes, é chefe de cartório da 50ª ZE e avaliou os atendimentos de maneira bem positiva. “Para esses últimos dias, o TRE do Pará ampliou os atendimentos para garantir os atendimentos à população e a demanda foi bem satisfatória. As parcerias com a Prefeitura e a Coordenação de Juventude do município também possibilitaram atendimentos aos jovens na praça do Estrela, que é a principal da cidade em fluxo de pessoas”, destacou.

“Com todo o suporte do TRE, nós fizemos mais de 10 itinerantes até o sábado e domingo desta semana. Então, juntamente com o Título Net, o atendimento presencial e toda a estrutura que foi montada, está sendo um sucesso muito grande porque o eleitor não passa mais que 30 minutos aguardando, isso quando passa porque, agora, às 11h30 da manhã, por exemplo, não temos mais fila e o eleitor é imediatamente atendido. Isso é fruto do esforço e dedicação dos servidores com a Alta Administração e os órgãos públicos que gerou esse fechamento de cadastro que já tem números muito superiores ao do ano de 2018”, avaliou Sérgio Pacheco, chefe de cartório da 4ª ZE, que abrange parte do município de Castanhal além de Inhangapi e Santa Maria do Pará.

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

Foto: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará

Fonte: Ascom TRE do Pará

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?