segunda-feira, 6 dezembro, 2021
spot_img

TRE do Pará promove Auditoria Documental das urnas eletrônicas usadas em Tomé-Açu

Trabalho no município continua um dia após as Eleições Suplementares para comprovar a credibilidade das urnas usadas no pleito.

Um dia após as Eleições Suplementares que escolheram o novo prefeito e vice-prefeito de Tomé-Açu, no nordeste paraense, teve início no cartório eleitoral do município, na manhã de segunda-feira (8), a Auditoria Documental. Nesse processo, dois dos principais documentos – o boletim da urna e o comprovante de carga – gerados durante a votação pelas 163 seções da Zona Eleitoral de Tomé-Açu são conferidos um a um.

A Auditoria Documental foi realizada pelo Tribunal pela primeira vez fora da capital, em Goianésia do Pará, este ano, no dia seguinte após as Eleições Suplementares do município, no mês de outubro. “O TRE do Pará é o segundo TRE do Brasil a usar esse tipo de auditoria que é mais amplo que a Auditoria da Votação Eletrônica, porque enquanto nesta usamos duas urnas de duas seções para simular a votação, naquela são auditadas todas as urnas usadas nas seções da Zona Eleitoral durante a eleição”, detalha o juiz substituto, Marcus Alan Gomes, presidente da Comissão.

As Eleições Suplementares de Tomé-Açu, no entanto, trouxeram ainda uma outra inovação. “Essa é a primeira vez que todo esse processo está sendo feito em formato digital e transmitido em tempo real pelo canal do YouTube do Tribunal, para que as pessoas possam acompanhar”, destaca o presidente da Comissão.

Os trabalhos iniciaram antes das 9h, com a digitação dos documentos que foram conferidos pela equipe de servidores do Tribunal que compõem a Comissão de Auditoria. “Na parte da tarde estamos preenchendo os formulários com os dados retirados dos documentos digitalizados para preencher uma planilha que está sendo alimentada com essas informações”, explica.

A Comissão tem até cinco dias para concluir a Auditoria Documental e comprovar, por meio desses documentos digitalizados e organizados em planilha, a integridade, a segurança e auditabilidade da urna eletrônica.

.: Confira a transmissão clicando no link.

Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

Foto/Crédito: Nassif Jordy / Ascom TRE do Pará.

Fonte: https://www.tre-pa.jus.br/imprensa/noticias-tre-pa/2021/Novembro/tre-do-para-promove-auditoria-documental-das-urnas-eletronicas-usadas-em-tome-acu

Latest Posts

spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.