terça-feira, 16 julho, 2024
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TRE do Pará realiza plantão de atendimentos às eleitoras e aos eleitores

Nos dias próximos ao fechamento do cadastro eleitoral (4 de maio), o horário de funcionamento foi ampliado.

O final de semana e em especial o domingo (1° de maio) foi de plantão de atendimento ao público no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), no bairro da Pedreira e nos vários postos de atendimento e cartórios eleitorais do interior do estado.

A procura foi grande, mas com o reforço das equipes de atendimento, as pessoas foram atendidas com rapidez e agilidade, sem espera nas filas. Até o final da manhã, 725 pessoas já tinham sido atendidas e, de acordo com o chefe do NAE, Zilomar Pereira, o balanço final foi de 1062 atendimentos realizados, seja de maneira presencial ou online. Até a manhã desta segunda-feira (2), em todo o estado do Pará, foram realizados mais de 8 mil atendimentos.

O diretor geral, Felipe Brito, reforçou sobre a atenção que as eleitoras e os eleitores precisam ter com a data de 4 de maio. “Muitas vezes, as eleitoras e os eleitores acham que podem resolver suas pendências às vésperas das eleições, mas não podem. Para participar do processo eleitoral do dia 2 de outubro, o eleitor precisa se alistar ou se regularizar até o dia 4 de maio, daí a importância e o chamamento que o TRE do Pará vem fazendo ao longo dos seis últimos meses e em especial nesses dias”, explicou.

A secretária de Administração, Hérika Sodré, explicou como o TRE do Pará se preparou para receber as eleitoras e os eleitores que procurarem os atendimentos nestes últimos dias que antecedem o fechamento do cadastro. “Para o fechamento do cadastro 2022, a Justiça Eleitoral preparou uma grande estrutura no NAE. A travessa Pirajá estará fechada e os eleitores irão acessar o prédio pela fila formada no estacionamento, que está todo coberto com tendas para proteger do sol e da chuva. As prioridades serão atendidas no salão principal, onde funcionam 50 guichês. O prédio é climatizado e está todo identificado. Estamos prontos para atender a todos com a celeridade e eficiência pelas quais a Justiça Eleitoral é reconhecida”, informou a secretária.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, Alessandro Cruz, explicou que a estrutura do atendimento no NAE foi pensada em parceria com a Presidência, a Diretoria Geral, a Secretaria de Administração, o próprio NAE e as zonas eleitorais. “Pensando exatamente no bem-estar do eleitor e de modo a agilizar o atendimento, temos três ambientes com um total de 50 estações além de um espaço para receber as ligações do Disque Eleitor e resolver as questões relacionadas ao atendimento online. Reforçamos toda essa estrutura para minimizar o quantitativo de atendimentos até a próxima quarta-feira (dia 4)”, detalhou.

Atendimentos

Luciléia Moreira Maciel mora no bairro da Marambaia e soube pela televisão que haveria plantão no NAE e levou o filho, Vinicius Moreira Maciel (16) para emitir a primeira via do título. “Desde cedo já é importante ter essa mentalidade de que estamos decidindo o futuro do país”, disse o jovem.

Norma Barbosa esteve com filho no NAE e falou sobre como os pais devem incentivar seus filhos a participarem das decisões do país. “Eu penso que o jovem não é estimulado, então os pais devem contribuir para despertar a cidadania e para a construção do nosso país”, afirmou.

João Pedro Barbosa (18) explicou o quanto cada voto é importante na hora da votação. “Muita gente pensa que seu voto não importa, mas importa sim porque, no fim das contas, cada voto faz a diferença e estamos fazendo o nosso papel democrático”, analisou.

Lidiane Matos é contadora e mora bem próximo ao NAE. Alguns amigos a avisaram sobre o plantão deste domingo e ela foi com a filha, Letícia Matos, de 16 anos, para emitir a 1ª via do título. Segundo a mãe, esse momento é novo para ela em poder absorver a realidade e ver o que quer melhorar a partir do voto, que é essencial.

Letícia conta que foi muito incentivada pela família e pela campanha divulgada nas redes sociais para que a juventude procurasse a Justiça Eleitoral. “O que mais me fez vir aqui foi o incentivo da minha família, mas a campanha feita nas redes sociais, onde eu sou muito inserida, também me incentivou demais e estou aqui para tirar meu título”, explicou.

Mosqueiro

Também houve atendimentos no distrito de Mosqueiro, onde o diretor geral esteve na manhã do sábado, dia 30 de abril. “Estamos falando de um distrito extremamente importante do município de Belém, capital paraense. Tem mais de 30 mil eleitoras e eleitores que merecem uma atenção diferenciada. Para isso, o TRE do Pará tem um ponto de presença fixa, que é um posto de atendimento, reforçado bastante antes do fechamento de cadastro, para que pudesse comportar a demanda. Ele também foi aberto no final de semana, justamente, porque tem um público que circula da capital paraense neste período e merece ser atendido”, explica.

Desde o dia 18 de abril, cerca de 900 atendimentos foram realizados. Para o chefe de cartório Jociney Almeida, o resultado é fruto de um conjunto de ações estratégicas. “Temos divulgado bastante o serviço nas redes sociais, feito ações itinerantes, como as que aconteceram no final de semana passado na Baía do Sol e no Furo da Marinhas, e recebido presencialmente muitos eleitores, inclusive neste final de semana. Até quarta-feira intensificaremos os trabalhos e acreditamos que o eleitor será atendido rapidamente e a contento”, afirma.

Para o estudante mosqueirense Luciano Ferreira de Jesus, de 18 anos, o final de semana foi de ir em busca da emissão da primeira via do título eleitoral. O jovem demonstrou satisfação em ser atendido rapidamente e garantir seu direito ao voto. “Durante a semana tenho muitas atividades e fica complicado para mim. Mas aproveitei a abertura do posto do TRE no sábado para tirar meu título e garantir o direito que eu tenho de escolher quem será o governador, o senador, nossos representantes. É uma oportunidade da gente escolher quem vai botar, tirar e melhorar a vida com a política”, diz Luciano.

Horários

O Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE) segue com os atendimentos ao eleitorado até o dia 4 de maio no horário das 8 às 17h. Os postos de atendimento em todo o estado também seguem com atendimento até às 17h.

Nas Usinas da Paz dos bairros da Cabanagem, Icuí, em Ananindeua e Nova União, em Marituba, seguem até às 17h mediante agendamento via site do TRE do Pará, no link https://www.tre-pa.jus.br/eleitor/atendimento-online

Texto: Ana Paula Bezerra e Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

Foto/Crédito: ASCOM do TRE-PA

Fonte: https://www.tre-pa.jus.br/imprensa/noticias-tre-pa/2022/Maio/tre-do-para-realiza-plantao-de-atendimentos-as-eleitoras-e-aos-eleitores

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