sexta-feira, 26 abril, 2024
spot_img

TRE do Pará segue com exposição “Místicos e Bárbaros: corpo, sabor e fé” até o dia 15 de janeiro

A mostra é uma homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna e reúne pinturas, esculturas e objetos, em sua maioria de autores paraenses, ou que representam a cidade de Belém, o Pará e a Amazônia pertencentes a acervos pessoais de advogados, juristas e membros do Poder Judiciário paraense.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará informa que a exposição “Místicos e Bárbaros: corpo, sabor e fé” segue aberta para visitação até o domingo, dia 15 de janeiro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (CCJE) localizado na Rua João Diogo, 254, ao lado do prédio-sede do Tribunal, no bairro da Campina, em Belém. A entrada é franca.

Para a presidente do TRE do Pará, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, a exposição demonstra o amor das (os) colecionadoras (es) pela arte compartilhado com as pessoas. “Hoje a Justiça Eleitoral está em festa e de portas abertas para receber pessoas que vêm apreciar a arte a partir de colecionadores que dispõem a arte que amam para compartilhar o apreço e o incentivo à arte”, disse.

A presidente também cedeu obras do seu acervo pessoal para a exposição e disse estar feliz duplamente. “Como presidente do Tribunal, eu compartilho esse espaço com as pessoas e disponho obras da minha casa para que outras pessoas tenham a oportunidade de apreciá-las. Amo a arte e, enquanto eu puder, incentivarei os artistas paraenses para que tenham seu espaço e sejam reconhecidos, ” completou.

Parte integrante do Projeto Museográfico do Regional, a mostra foi aberta oficialmente no dia 30 de novembro, sob curadoria do professor de História da Universidade Federal do Pará (UFPA), Aldrin Moura de Figueiredo. Ele explica que 49 obras compõem a exposição incluindo 2 livros raros e que a ideia inicial era fazer alusão à Semana de Arte Moderna Brasileira. “Rompemos com isso e passamos a pensar a modernidade brasileira a partir da Amazônia de maneira expandida que não ficasse presa a marcos da História da Arte. Pensamos em três eixos: corpo, sabor e fé e essas obras não estão aqui apenas para embelezar, mas para chamar à reflexão em sentido político, cultural e de empoderamento”, detalhou.

Serviço:

Exposição “Místicos e Bárbaros: corpo, sabor e fé”

Data para visitação: até dia 15 de janeiro de 2023 (domingo).

Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Local: Rua João Diogo, 254, ao lado do prédio-sede do Tribunal, no bairro da Campina, em Belém.

Contato: (91) 3346-8018 / 8521.

Entrada franca.

Fonte: Ascom TRE do Pará / Rodrigo Silva

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?