quinta-feira, 28 março, 2024
spot_img

TRE entrega Selo “Processo 100% Digital”

O evento celebrou a finalização da digitalização dos processos físicos nas zonas eleitorais do Pará.

O TRE do Pará promoveu, na manhã desta quinta-feira (11), a entrega da premiação pelo “Processo 100% Digital”, no Plenário, pela conclusão da digitalização dos processos em todas as 100 Zonas Eleitorais (ZE) do estado. Por meio de sorteio, uma parte dos representantes das ZE foi selecionada para participar da cerimônia presencial, hoje e outra, amanhã (12), com a entrega de certificação e placa. O evento tem transmissão, ao vivo, pela página do Tribunal no Youtube.

A mesa foi composta pela presidente do Tribunal, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; pelo desembargador, Leonam Gondim da Cruz Júnior, vice-presidente e corregedor do TRE do Pará; pela juíza membro, Carina Bastos de Senna; pelo juiz Diogo Condurú; pela juíza substituta, Rosa Navegantes de Oliveira; pelo juiz substituto, Rafael Fecury e pela coordenadora da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) e coordenadora da migração dos processos nas zonas eleitorais, Nathalie Castro.

O trabalho de migração para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJE) do primeiro grau foi feito em conjunto pela CRE, Diretoria Geral (DG), Secretaria de Administração (SA), Secretaria Judiciária (SJ), Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e Zonas Eleitorais. “Todos nós nos unimos para alcançar de maneira dedicada a migração dos processos físicos, do sistema de acompanhamento de processos para o PJE”, destacou o desembargador, Leonam Gondim da Cruz Júnior, vice-presidente e corregedor do Tribunal, durante a abertura do evento.

Na ocasião, ele destacou a necessidade do Poder Judiciário ser ágil e produtivo na prestação jurisdicional, e esse ser um dos principais motivos para a Corregedoria adotar como prioridade o Processo 100% Digital. “Essa ação teve início em maio de 2021, na 64a Zona Eleitoral, no município de Salinópolis na qual foram digitalizados 171 processos”, ressaltou.

Ele enfatizou ainda o fato da migração ter ocorrido de forma célere. “Em apenas seis dias as zonas eleitorais migraram 1.299 processos físicos para o PJE em um esforço conjunto”, disse.

O desembargador fez questão de agradecer a todos que participaram desse processo. “Não poderia deixar de agradecer a valorosa parceria da nossa nobre presidente, desembargadora Luzia Nádia; do diretor geral, doutor Felipe Brito; da Secretaria de Administração, doutora Hérica Carla e do secretário de Tecnologia da Informação, doutor Alessandro Cruz. Assim, meus sinceros agradecimentos as magistradas, aos magistrados, aos servidores, aos colaboradores nesse projeto que propiciará a Justiça Eleitoral do Pará, uma prestação original célere e mais próxima do jurisdicionado, porque a democracia começa justamente naquele contato das zonas eleitorais com o eleitor”, reforçou.

A coordenadora da CRE, Nathalie Castro ressaltou que a premiação atesta que nas ZE do Pará não existe mais processos físicos porque todos foram migrados para o formato digital. “Ela marca a finalização desse processo no primeiro grau de jurisdição. Por isso, todas as zonas vão receber uma placa com o Processo100% Digital, que é um selo outorgado pelo corregedor e pela presidente do Tribunal informando que as zonas estão com todos os processos dentro do sistema eletrônico do PJE”, informou.

Ela lembrou ainda que todo processo foi concluído antes do período previsto. “Conseguimos cumprir o cronograma antes do prazo determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, frisou.

Guia

Ao final da cerimônia houve o lançamento do Guia de Boas Práticas de Gestão Cartorária, idealizado pela Corregedoria Eleitoral do Pará. “O guia oportuniza aos servidores e servidores lotados nos cartórios eleitorais a implementação de planejamento, organização e controle da tramitação processual”, acrescentou a coordenadora.

O guia já está impresso e será entregue para todos os cartórios eleitorais.

Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

Foto/Crédito: Nassif Jordy / Ascom TRE Pará.

Fonte: https://www.tre-pa.jus.br/imprensa/noticias-tre-pa/2021/Novembro/tre-entrega-selo-201cprocesso-100-digital201d

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?