quinta-feira, 25 abril, 2024
spot_img

TRE-PA assina Termo de Entrega do terreno onde será construída a Usina Fotovoltaica do Órgão

Localizada no município de Santarém, a usina vai gerar energia limpa de poluentes para a sede do Tribunal e os cartórios eleitorais do estado.

Foi formalizada na tarde da última quinta-feira (1°) a entrega do terreno onde será construída a Usina Fotovoltaica do TRE do Pará. O termo foi assinado no Centro Cultural da Justiça Eleitoral pela presidente do TRE do Pará, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento e pelo superintendente substituto da Superintendência do Patrimônio da União no Pará (SPU/ PA), Carlos Roberto Libonati Machado.

A presidente do Tribunal iniciou o discurso destacando o olhar atento e a preocupação com a aplicação dos recursos públicos. “Estamos entre os seis tribunais eleitorais do país com maior despesa com a conta de luz. Por isso, em tempos de austeridade econômica, precisamos adotar ações para a redução do consumo de energia elétrica e investir na sua geração, para permitir a destinação de recursos para o cumprimento da missão institucional”, detalhou.

Sobre a usina, a presidente enfatizou o compromisso do Tribunal com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

“Festejamos o dia de hoje porque a Usina Solar do TRE do Pará já é sinônimo de inovação, sustentabilidade e eficiência, mas também de responsabilidade social, valores essenciais para este Tribunal que realizará sim, mais uma vez, com maestria a missão institucional de fazer Eleições seguras e transparentes, mas também está comprometido em contribuir com o desenvolvimento sustentável do nosso estado e do nosso país!”, declarou.

A presidente também destacou a parceria firmada com a Prefeitura de Santarém que resultou na limpeza e na topografia do terreno localizado no bairro Inventoria que possui área de 13.759 m2 num perímetro de grande incidência solar (média anual de 4,74 KWh/m2) e distante apenas 800 metros da subestação mais próxima.

Com a instalação de mais de 4.000 placas solares e produção de energia limpa de poluentes estimada em aproximadamente 1.800KWp, a Usina de Minigeração de Energia Solar – usina Fotovoltaica localizada no município de Santarém vai garantir o fornecimento de energia elétrica para a sede do Tribunal e os cartórios eleitorais de todo o estado.

Após a instalação da usina, o terreno também será transformado em um espaço sustentável de geração de energia limpa, renovável e eficiente, livre de poluição e que não gera dejetos ou poluentes nocivos à saúde e ao meio ambiente.

O investimento também terá área de exposição permanente sobre sustentabilidade e geração de energia limpa, onde escolas de ensino fundamental e médio poderão agendar visitas para conscientização ambiental e as alunas e alunos dos cursos de Engenharia das universidades locais poderão ter aulas de campo.

Fonte: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará/ Editado por Sindjuf-PA/AP

Foto: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?