sexta-feira, 27 maio, 2022
spot_img

TRE Pará leva serviços para várias regiões do estado

O atendimento itinerante faz parte dos objetivos estratégicos do Tribunal e tem como meta promover maior acesso à Justiça Eleitoral às cidadãs e aos cidadãos.

Levar os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral às mais diferentes regiões do estado. Esse tem sido um dos principais objetivos do trabalho itinerante efetivado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) em 2021. Entre os serviços oferecidos à população estão alistamento, revisão, transferência e emissão de certidão de quitação. No ano passado, foram atendidos com esses serviços um total de aproximadamente 15.000 eleitoras e eleitores nas regiões do Marajó, oeste do Pará e Belém, além do município de Castanhal.

A ação faz parte dos objetivos estratégicos do Tribunal e tem como meta promover maior acesso à Justiça Eleitoral aos cidadãos, sobretudo em locais menos acessíveis. “Fizemos uma série de atendimentos itinerantes em regiões como o oeste do Pará e no Arquipélago do Marajó, nos quais foram atendidos milhares de eleitoras e eleitores em localidades de difícil acesso”, destaca o diretor geral do TRE, Felipe Brito.

A chefe do cartório eleitoral da 90ª Zona, em Anajás, no Marajó, Rute Costa, diz que o projeto obteve os resultados esperados nessa região. “No caso das cidades de Melgaço, São Sebastião da Boa Vista, Muaná, Curralinho e Gurupá, somaram mais de 5 mil atendimentos”, ressaltou. 

O chefe do cartório eleitoral da 20ª Zona, no oeste do Pará, Márcio Mendonça, reforça que o serviço itinerante do TRE atendeu até hoje 8.526 eleitores nessa região. “Desses, 4.829 foram novos eleitores”, enfatiza. 

Na capital paraense, de acordo com informações do chefe do Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), Zilomar Pereira, foram feitos diversos atendimentos itinerantes na capital, entre os meses de setembro e dezembro do ano passado. Na sede do NAE, no bairro do Marco, foram 92 eleitoras e eleitores atendidos; no Centro Comunitário Maria Maria, um total de 479, no período de 13 a 17 de outubro. No dia 30 de outubro, no Centro Comunitário Allan Kardec foram 144. Na Ilha de Mosqueiro, no dia 13 de novembro, na Escola Padre Eduardo, 127 pessoas foram atendidas e no dia seguinte (14), na Cooperativa Agropecuária Mista de Mosqueiro (Coopam) foram 105. Também no mês de novembro, os atendimentos ocorreram na Escola Esther Bandeira Gomes, no bairro da Sacramenta (85) e no Portal da Amazônia (79). Já em dezembro, os itinerantes ocorreram na Ilha de Outeiro, na Fundação Escola Bosque (144) e no município de Castanhal, por meio do Projeto “Te Liga Jovem”, quando foram atendidas 36 pessoas.

 Agora em 2022, a expectativa é levar os itinerantes para outras regiões do estado de forma a facilitar o acesso do maior número de eleitoras e eleitores a esses serviços.

Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

Foto/Crédito: ASCOM do TRE-PA

Fonte: https://www.tre-pa.jus.br/imprensa/noticias-tre-pa/2022/Janeiro/tre-para-leva-servicos-para-varias-regioes-do-estado

Latest Posts

spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.