sexta-feira, 29 março, 2024
spot_img

TRE recebe novas antenas para facilitar acesso à internet durante ações itinerantes

Os novos equipamentos irão se somar às duas outras antenas que já são usadas pelo Tribunal nessas ações.

A partir do próximo ano, as ações itinerantes do TRE do Pará vão ganhar maior agilidade. Isso será possível graças à aquisição de quatro novas antenas VSAT (sigla em inglês para Very Small Aperture Terminal) transportáveis, para acesso à internet. Elas vão melhorar a comunicação e a transmissão de dados, inclusive nos locais mais remotos.

Durante as ações itinerantes, o Tribunal vai até as eleitoras e aos eleitores do Pará com a oferta de serviços como a emissão da 1ª e a 2ª via do título eleitoral, revisão cadastral, transferência de domicílio eleitoral e regularização da situação cadastral.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, Alessandro Cruz avalia como positivas as novas aquisições. “As quatro novas antenas de comunicação são satelitais. Elas operam em uma outra banda numa frequência mais alta. Com isso, esperamos ter acessos aprimorados e conexões mais célere, mais rápidas e com elas o nosso regional já pode ir se programando, se planejando para atender as demandas dos anos eleitorais, dos cartórios, principalmente naquelas localidades onde há um elevado quantitativo de títulos canceladas”, ressalta.

Atualmente, de acordo com o secretário, existe hoje um universo de mais de 690 mil eleitores cancelados. “Isso representa mais de 12% do nosso eleitorado atual. E essas antenas, elas propiciam esse atendimento remoto, atendimento online em qualquer parte do nosso estado”, acrescenta.

Os novos equipamentos irão se somar às duas outras antenas que já são usadas nessas ações pelo TRE. A diferença é que as novas são mais leves, facilitando o transporte e têm um alcance maior. “Para se ter uma ideia, as anteriores pesam 100 quilos, enquanto as novas aproximadamente 29, isso facilita bastante o transporte desses equipamentos até os locais mais distantes”, explica o coordenador de infraestrutura do TRE do Pará, Edvaldo Gaspar.

Ele destaca ainda outras vantagens técnicas dos novos equipamentos: propiciam um alto desempenho de comunicação e tráfego simultâneo de dados e voz, podendo atingir velocidades de upload/download de 2Mb/20Mb. A solução é composta por um kit completo, que possui antena de 75cm, modem com Wi-Fi integrado e case para transporte do equipamento.

Para operar os novos equipamentos que são do tipo VSAT Banda Ka, os técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação – STI do TRE passaram por treinamento ontem (15). “Eles receberam instruções para se familiarizar com a nova tecnologia, bem como instruções para montagem, apontamento e operação das novas antenas”, destacou o coordenador.

Os novos equipamentos serão utilizados pelos cartórios eleitorais em viagens da Justiça Eleitoral para atendimento itinerante no interior do Estado. Com isso, será possível o acesso à internet, aos sistemas do Tribunal (como ODIN e ELO) e à telefonia VoIP do Tribunal, possibilitando comunicação, maior segurança e agilidade no atendimento do Cadastro Eleitoral em qualquer parte do Estado.

A nova contratação foi resultado do projeto de licitação conjunta (PE SRP 26/2021) realizado por quatro regionais: TRE do PA, TRE do Amapá, TRE do Maranhão e TRE do Mato Grosso.

Alexandra Cavalcanti, com informações da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).

Foto: Thaís Belém / Ascom TRE do Pará.

Fonte: https://www.tre-pa.jus.br/imprensa/noticias-tre-pa/2021/Dezembro/tre-recebe-novas-antenas-para-facilitar-acesso-a-internet-durante-acoes-itinerantes

 

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?