sábado, 25 maio, 2024
spot_img

UFPA elege seu primeiro reitor negro

Por volta das 21h dessa quarta-feira, 17, foi finalizado o resultado da Consulta Prévia à Comunidade, como é tratada a eleição dentro da Universidade Federal do Pará, que deu a vitória à chapa 2, encabeçada pelo atual vice-reitor Gilmar Pereira.

Após o resultado à comunidade da UFPA, os nomes de Gilmar Pereira (candidato a reitor) e Loiane Verbicaro (vice-reitora) comporão uma lista tríplice, que será encaminhada ao presidente Lula. Eleito com 9.340 votos (de um universo 14.913 votos válidos), Gilmar Pereira se firma como o primeiro reitor negro ao longo de 66 anos de existência da Instituição.

Natural de Governador Archer, no Maranhão, Gilmar Pereira nasceu em uma família muito humilde, que dependia da agricultura familiar. A escola mais próxima ficava a 10 quilômetros da casa da família, percurso que ele fazia a pé. Só concluiu o Ensino Médio aos 18 anos, por meio de supletivo. Foi operário da indústria da construção civil e ingressou no Ensino Superior por meio da interiorização, no final da década de 80.

Formou-se pedagogo pela UFPA e logo entrou no Mestrado e Doutorado. “Quero que os meninos e meninas que entram na UFPA, vindos de lugares de onde eu vim, possam sonhar alto e acreditar, sim, no poder transformador da Educação Superior Pública, de qualidade e democrática”, disse emocionado em seu discurso, no hall da reitoria, ao fim da apuração dos votos.

Gilmar Pereira deverá assumir, após nomeação, em outubro, sucedendo o atual reitor, Emmanuel Tourinho, que ficou no cargo por oito anos.

Fonte: Diário do Pará

*Foto/Reprodução

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?