quinta-feira, 28 março, 2024
spot_img

Urnas eletrônicas que serão utilizadas em Goianésia do Pará já foram preparadas, testadas e lacradas

O ato público foi realizado na manhã da quinta-feira, 30, e representa um momento importante das Eleições Suplementares

A poucos dias das Eleições Suplementares do município de Goianésia do Pará, foi realizada na manhã da quinta-feira, 30, a chamada cerimônia de Preparação das Urnas, no Posto de Atendimento Eleitoral do município.

É neste momento que as urnas eletrônicas são carregadas com os dados do eleitorado e dos candidatos que concorrem aos cargos de prefeito e vice-prefeito. As urnas que serão utilizadas no domingo, dia 3, também foram devidamente testadas, lacradas e aguardam o transporte ao local onde serão instaladas no dia da votação.

Houve também o teste de urna, para verificar se todos os nomes dos candidatos que concorrem ao pleito foram inseridos no equipamento, com a simulação de quatro votos, um em cada concorrente.

“A preparação das urnas é um ato formal promovido pela Justiça Eleitoral, onde se realiza a carga dos dados nas urnas que estarão disponíveis aos eleitores (as) para as escolhas. Posteriormente, se realiza a lacração, como preparativo final para o transporte e alocação da urna nos locais de votação”, explicou o juiz eleitoral da 103ª ZE (da qual faz parte o município de Goianésia), Andrey Barbosa.

No sábado (2) e na madrugada do domingo (3), as urnas eletrônicas serão transportadas com segurança e instaladas nos 20 locais de votação, dos quais 13 estão na zona urbana e sete na zona rural, para que, às 7h do domingo, seja iniciada a votação pela presidência da mesa receptora.

Apuração

Sobre a finalização da apuração, o juiz afirmou que, de acordo com a disposição da Presidência do Regional, o processo será ágil. “Os trabalhos foram intensificados para que o resultado seja entregue à população o mais breve possível, em, no máximo, 30 minutos”, garantiu.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE Pará, Alessandro Cruz, falou sobre a garantia de transparência que a auditoria da votação eletrônica traz ao processo eleitoral. Pela primeira vez, a auditoria da votação será realizada em uma eleição suplementar no estado do Pará.

“Ela surgiu com o intuito de demonstrar a lisura e transparência do processo eleitoral, mostrando que a vontade do eleitor é atendida. O procedimento é todo filmado e aberto ao público para que possa acompanhar a votação na urna eletrônica”, argumentou.

Lembrete

Vale lembrar que o horário da votação será das 7 às 17h e está dispensada a biometria.

:: Confira a lista com a localização das seções eleitorais que irão funcionar no domingo, dia 3 de outubro.

Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

Foto/Crédito: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará. 

Fonte: https://www.tre-pa.jus.br/imprensa/noticias-tre-pa/2021/Setembro/urnas-eletronicas-que-serao-utilizadas-em-goianesia-do-para-ja-foram-preparadas-testadas-e-lacradas

 

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?