sábado, 27 abril, 2024
spot_img

Escola Judiciária Eleitoral do Amapá realiza exposição fotográfica virtual

Os registros reúnem imagens que narram o 2º turno das Eleições 2022 no Oiapoque

Na quinta-feira, 18, foi lançada a exposição fotográfica “Exposição Oiapoque: aqui começa o Brasil e a Democracia”, durante o seminário ‘Grupos Minoritários: Democracia representativa”. Desenvolvida pela Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), a exposição registra a preparação e translado das urnas eletrônicas para os locais de votação, processos de auditoria, deslocamento dos membros da Justiça Eleitoral e votação nas seções eleitorais indígenas durante o 2º turno das Eleições Gerais de 2022 no município. A exposição virtual pode ser acessada no site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, por meio portal do Centro de Memória da Justiça Eleitoral (clique aqui).

A amostra fotográfica contempla imagens que mostram visitas feitas em locais de votação em terras indígenas, para a análise da estrutura do espaço; procedimentos de carga e lacração das urnas eletrônicas, bem como a auditoria desses equipamentos; deslocamento de mesários e técnicos de urna para as aldeias indígenas de Kumarumã e Kumenê, dos povos indígenas Galibi Marworno e Palikur, respectivamente; translado por meio dos rios e os contratempos enfrentados no trajeto; cooperação de órgãos como a Polícia Militar e Exército Brasileiro no apoio à segurança e transporte de mantimentos; os locais de votação, mesários e eleitores.

O coordenador da EJE-AP, Rinaldo Farias, falou, durante a abertura, sobre o olhar da Justiça Eleitoral em narrar as peculiaridades encontradas no estado.

“A exposição retrata a missão da Justiça Eleitoral em realizar eleições em locais do nosso Amapá. Nós do Norte e os demais estados possuímos uma peculiaridade muito grande em razão das nossas estradas, rios, ribeirinhos e nossos povos indígenas. Então, fizemos uma leitura da eleição no município de Oiapoque”, disse.

O município de Oiapoque, que faz parte da 4ª Zona Eleitoral, é composto por aproximadamente 27.906 habitantes, sendo 21.257 eleitores, que abrange 3.715 eleitores indígenas. Com áreas extrativistas, florestas densas, comunidades indígenas e ribeirinhas, o município está localizado a 580 KM da capital do Amapá, Macapá. A exposição narra os trajetos feitos por membros da Justiça Eleitoral, como servidores, técnicos de urna e pessoal de apoio, e desafios enfrentados para realizar na região uma eleição segura, transparente e o acesso amplo ao voto e cidadania.

Fonte: ASCOM TRE-AP

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?