sábado, 27 abril, 2024
spot_img

Mulheres são minoria na Justiça do Trabalho na 8ª região, revela relatório de correição 2023

O Relatório da Correição 2023, realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), revelou uma disparidade de gênero na composição de cargos e lotações. Durante a correição ocorrida em Belém, de 12 a 16 de junho de 2023, constatou-se que a maioria dos cargos na Justiça do Trabalho é ocupada por homens.

Até fevereiro de 2023, o TRT8 contava com uma força de trabalho composta por 1.159 servidores efetivos. Desse total, 666 ocupavam funções comissionadas, enquanto 188 detinham cargos em comissão. A análise dos dados demonstrou que, embora as mulheres representem 40,3% do corpo de servidores, a maioria, 59,7%, é composta por homens.

Os números também refletem a distribuição de gênero entre os magistrados e servidores lotados no Tribunal. Do total de 1.354 pessoas, 40,98% são mulheres. Entretanto, as mulheres ocupam apenas 43,46% das funções e cargos comissionados disponíveis no TRT8.

Paridade de gênero

A questão da igualdade de gênero nos tribunais ganhou destaque recentemente com a aprovação da regra de gênero para promoção de juízes e juízas, abrangendo a segunda instância nos tribunais federais, estaduais, militares e trabalhistas.

Em dezembro, o tema voltou a ser discutido, agora com a votação da maioria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela implementação da paridade de gênero obrigatória em cargos estratégicos de administração em todos os tribunais de Justiça do país. A deliberação final está prevista para este ano, com a expectativa de promover uma mudança no preenchimento de cargos administrativos, incluindo assessorias especiais e chefias de departamento.

Foto/Crédito: ASCOM8

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?