sábado, 27 abril, 2024
spot_img

Quintos-VPNI/GAE: Fenajufe orienta atuação rigorosa junto aos tribunais para o cumprimento imediato da lei 14.687/2023

Medida é urgente diante da recusa de alguns ramos em cumprir a norma e manter absorção e descontos;Federação disponibiliza modelo de ofício e reforça movimentação pela antecipação e reestruturação da carreira

A Federação encaminhou ofício aos sindicatos de base nesta sexta-feira (26), com orientação para reforçarem atuação junto aos tribunais regionais e exigir o cumprimento da lei 14.687/23. O objetivo é garantir a não absorção dos quintos nas parcelas de recomposição salarial, conforme aprovado no final do ano passado.

A medida é urgente e necessária, tendo em vista a recusa de alguns ramos da justiça em cumprir a norma e manter a absorção nos contracheques das servidoras e servidores, bem como a redução salarial com o desconto da VPNI dos Oficiais de Justiça.

O alerta é que, mesmo tendo se posicionado pela aplicabilidade da lei ainda em dezembro, novo despacho do Conselho de Justiça Federal (CJF) trouxe bastante preocupação à categoria ao orientar para que os tribunais mantivessem a absorção da parcela do mês de janeiro, até que o tema seja discutido na reunião do Colegiado prevista para ocorrer, ainda, no final do mês de fevereiro.

O teor do documento traz insegurança aos servidores quando diz que “Eventuais ajustes serão realizados a partir da folha de pagamento do mês de março/2024, de acordo com o que for deliberado pelo Colegiado”, deixando entender que a aplicabilidade da lei sancionada em setembro de 2023 e republicada com novo texto em dezembro do mesmo ano está sujeita à deliberação do Colegiado do CJF.

Nesse sentido, a Federação solicita empenho e atuação rigorosa dos sindicatos para garantir que a lei seja cumprida desde a data de sua aprovação e reafirma que o não cumprimento da determinação normativa além de ser inconstitucional é, no mínimo, injustiça com a luta de toda a categoria.

Em outros pontos, o expediente disponibiliza modelos de ofícios a serem encaminhados aos presidentes dos tribunais para tratar da antecipação da parcela de recomposição salarial e para apresentar e pedir apoio ao anteprojeto de lei de reestruturação da carreira do PJU e MPU.

Para as questões acima, a Federação ressalta que ambas são resoluções aprovadas pela categoria na XXIII Plenária da Fenajufe, ocorrida em novembro/ 2023, na cidade de Belém – PA, e que as pautas já foram apresentadas aos Conselhos e Tribunais Superiores, no entanto, necessitam que sejam apresentadas também aos tribunais regionais para esclarecimento das diretrizes e paradigmas utilizados na construção e elaboração das propostas.

A Fenajufe solicita, ainda, que os sindicatos encaminhem os resultados apurados das suas reuniões locais com a finalidade de subsidiar ações da Fenajufe perante os Conselhos e Tribunais Superiores para o e-mail fenajufe@fenajufe.org.br.

Confira modelo dos ofícios: (AQUI)

É de extrema importância o fortalecimento da atuação conjunta da Fenajufe e entidades de base nas atividades indicadas. O propósito é garantir vitória nas pautas e assim, a manutenção e conquistas dos direitos da categoria.

Fonte: Fenajufe

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?