O Sindjuf-PA/AP tomou medidas após inspeção na Seção Judiciária Federal do Pará, realizada na última sexta-feira, 17, quando se averiguou sérios transtornos decorrentes das obras de revitalização da fachada, levando o Sindicato a agir em prol da segurança e bem-estar dos trabalhadores.
Nessa segunda-feira, 20, o Sindjuf-PA/AP enviou ofícios às varas federais, setores administrativos e ao Diretor do Foro, Juiz Federal Domingos Daniel Moutinho da Conceição Filho, buscando garantir medidas de proteção durante o período das obras, com o intuito de evitar a exposição dos servidores aos riscos decorrentes do ambiente.
Baseando-se no Ofício Circular SJPA-DIREF 4/2024, previamente encaminhado pela Diretoria do Foro da Seção Judiciária Federal a todas as Varas Federais, o Sindjuf-PA/AP solicitou a priorização do regime de teletrabalho, juntamente com a cessão temporária de equipamentos necessários para possibilitar o trabalho remoto, uma vez que nem todos os servidores dispõem desses recursos. Reconhecendo a diversidade das funções e necessidades, o Sindicato também pleiteia um planejamento que contemple a segurança de todos, estudando possíveis ajustes nos horários e a implementação de rodízios, além do fornecimento adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O Sindjuf-PA/AP ressalta que as medidas não apenas protegerão os servidores diretamente envolvidos, mas também zelarão pela segurança de todos os trabalhadores e cidadãos que frequentam o Tribunal.