segunda-feira, 17 junho, 2024
spot_img

Fenajufe solicita retirada de texto da “minirreforma eleitoral” que ameaça servidores da JE

Dispositivo incluído no PL 4.438/23 coloca em risco a autonomia e ameaça penalizar milhares de trabalhadores que atuam na análise das contas de campanha eleitoral

A Fenajufe encaminhou proposta de alteração de uma parte do texto do Projeto de Lei 4.438/2023, que trata da “minirreforma eleitoral”. O PL faz uma série de modificações no âmbito eleitoral e contém trecho que coloca em risco a autonomia das servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, responsáveis pela análise das contas de campanha e ainda ameaça esses trabalhadores, caso não cumpram o dispositivo arbitrário que foi incluído no projeto de lei.

O projeto foi recentemente aprovado na Câmara dos Deputados e agora será analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, provavelmente com relatoria a cargo do senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Entre as modificações previstas no projeto, o artigo 4° do texto prevê alterações nos procedimentos eleitorais, especialmente nos que tratam da movimentação financeira e da prestação de contas. Entre eles, a inclusão do § 3º-A no artigo 30 da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições) que nada mais é que uma ameaça aos servidores, confira na integra:

§ 3º-A O parecer emitido pela unidade técnica da Justiça Eleitoral ou dos órgãos previstos no § 3º deste artigo deverá limitar-se a questões estritamente formais, vedado a ela, inclusive, tecer considerações sobre elemento volitivo do agente, bem como contrariar a jurisprudência dos tribunais eleitorais, sob pena de responsabilização.

Leia o texto do projeto na integra AQUI. 

Ao tomar conhecimento sobre a aprovação do projeto na Câmara do Deputados, contendo tal dispositivo que ataca servidores no exercício de suas funções, a Fenajufe solicitou audiência, em caráter de urgência, com o senador Marcelo Castro.

Na quinta-feira (21) a coordenadora Fernanda Lauria e os coordenadores Manoel Gérson e Edson Borowski foram recebidos no gabinete do senador Marcelo Castro pela assessoria legislativa e alertaram sobre o texto. Na ocasião, a própria equipe do senador sinalizou concordância sobre a necessidade de modificação do dispositivo e solicitou aos coordenadores da Federação que enviassem proposta alternativa de texto.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?