sexta-feira, 19 abril, 2024
spot_img

Fenajufe vai participar de seleção para compor Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

De forma inédita, composição foi ampliada para entidades da sociedade civil; Federação orienta sindicatos a indicarem o nome da Fenajufe

A Federação irá concorrer a uma das 18 vagas destinadas à organizações da sociedade civil para compor o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Pela primeira vez, o órgão terá participação social em sua composição para o biênio 2023-2025.

A iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, foi divulgada no edital nº 01/2023 da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI ) publicado na  segunda quinzena do mês de maio.

O objetivo é dar maior autonomia e ampliação da participação social no CNDI. Criado em 2002 para construir políticas e propor diretrizes nacionais na defesa dos direitos das pessoas idosas, o CNDPI era integrado, inicialmente, por 14 membros da sociedade civil e 14 representantes do governo.

Ao todo, serão escolhidas 18 organizações da sociedade civil com atuação relacionada à promoção e à defesa dos direitos da pessoa idosa, com filiais em no mínimo cinco estados e que estejam distribuídas em pelo menos três regiões do País.

As entidades participarão do processo eleitoral na qualidade de candidatas e de eleitoras.

Para fazer parte da nova estrutura do CNDPI, é preciso que os sindicatos acessem o link até o dia 08 de junho no link: sndh.mdh.gov.br e depositem o voto no nome da Federação. Caso seja eleita para integrar o Conselho, a representação da Fenajufe será pela Coordenação de Assuntos de Aposentadoria, composta pela coordenadora Soraia Marca e os coordenadores Fabiano dos Santos e Paulo Roberto Koinski.

Nesse sentido, a Fenajufe orienta aos sindicatos que divulguem em suas bases a importância de atuação da Federação na defesa dos direitos da pessoa idosa, representando aposentadas, aposentados e pensionistas do PJU e MPU.

Importante lembrar que no governo anterior o conselho foi menosprezado e teve uma drástica redução para apenas 3 membros representantes da sociedade civil, não havendo alternância na presidência, que passou a ser somente do governo. A reestrutura do Conselho visa também democratizar o órgão.

Uma inovação trazida pelo Decreto nº 11.483/2023 é a destinação de quatro vagas para entidades com atuação em temas relacionados a promoção da igualdade racial, de mulheres, indígenas e população LGBTQIAPN+, com atividades em defesa dos direitos da pessoa idosa.

A Federação considera de grande importância a participação das entidades e defende que os direitos humanos das pessoas idosas sejam respeitados e garantidos seus direitos de cidadania e que a participação civil no Conselho é um grande avanço para enfrentar os desafios do envelhecimento.

Veja mais detalhes do decreto: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/d11483.htm

Fonte: Fenajufe

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?