quinta-feira, 28 março, 2024
spot_img

TRE tem reunião com representantes das forças de segurança do Estado

O encontro foi para alinhar as ações que serão executadas durante o período próximo ao fechamento do cadastro eleitoral.

A presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, e o diretor geral do Tribunal, Felipe Brito, reuniram-se na tarde da quarta-feira (6), no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado, com as forças de segurança do estado. O objetivo foi discutir as ações para o período próximo ao fechamento do cadastro eleitoral, marcado para o dia 4 de maio, quando o volume de eleitoras e eleitores em busca de atendimento nos postos do TRE deve sofrer um aumento significativo.

A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup); Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Detran; Semob e Guarda Municipal de Belém, de Ananindeua e Marituba, e da Polícia Científica.

No local, a desembargadora foi recebida pelo titular da Segup, secretário Ualame Machado, e pelo comandante geral da Polícia Militar do Pará, coronel Dilson Júnior, que apresentaram os principais pontos do novo prédio do Centro Integrado, inaugurado em novembro de 2021.

A presidente do Tribunal iniciou a reunião apresentando dados atualizados sobre os números de eleitores no estado, que atualmente é de 5,6 milhões, e mostrou a projeção do panorama relacionado aos atendimentos nos três últimos dias que antecedem o fechamento do cadastro eleitoral. “Por conta da suspensão do atendimento presencial em 2020 e parte de 2021, mesmo tendo sido disponibilizado o Disque Eleitor e o atendimento online através do nosso site, a procura pelos serviços da Justiça Eleitoral caiu, já que nosso eleitorado ainda prefere o atendimento presencial. Por isso, estamos com uma demanda reprimida, apesar do TRE ter intensificado esses atendimentos, a expectativa é que ela cresça ainda mais”, destacou.

A desembargadora justificou a preocupação. “Estamos com 800 mil eleitores com títulos cancelados, que se não procurarem a Justiça Eleitoral até o prazo do fechamento de cadastro, não poderão votar nas próximas eleições. Mas todos eles ainda podem se alertar a fazer isso agora”, informou.

O diretor geral do TRE do Pará também reforçou a expectativa de crescimento pela procura dos serviços. “Os dados dos anos anteriores nos mostram que haverá um volume muito grande de pessoas próximo ao fechamento do cadastro eleitoral, por esse motivo precisaremos muito do apoio das forças de segurança do estado para nos auxiliar com essa demanda expressiva”, disse.

Na ocasião, o diretor fez uma apresentação mostrando imagens e dados das principais áreas a serem monitoras pelas forças de segurança do estado por ocasião da proximidade do dia 4 de maio.

O secretário de Segurança Pública destacou que “as forças de segurança estão totalmente disponíveis para dar todo o apoio necessário ao TRE por ocasião do fechamento do cadastro”. Além disso, ressaltou a capilaridade do Centro, que está interligado aos municípios do estado.

Um dos pontos acertados durante a reunião foi o fechamento da passagem de veículos no entorno do Núcleo de Atendimento do Eleitor (NAE), localizado na Travessa Pirajá, no bairro da Pedreira, nos dias 2, 3 e 4 para que o espaço possa ser melhor organizado e monitorado durante esse período. O NAE é o principal ponto de atendimento da capital.

Também foi mostrada a nova disposição física do NAE, que terá o número de guichês ampliado, passando de 12 para 50, a fim de atender melhor as eleitoras e os eleitores.

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

Foto/Crédito/Reprodução: Thaís Belém / Ascom TRE do Pará.

Fonte: https://www.tre-pa.jus.br/imprensa/noticias-tre-pa/2022/Abril/tre-tem-reuniao-com-representantes-das-forcas-de-seguranca-do-estado

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?